O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa significativa para a formação de licenciandos, promovendo a prática de ensino desde os primeiros anos da licenciatura. O objetivo deste estudo é compreender a influência do PIBID para a constituição da identidade docente. Esta pesquisa é bibliográfica, qualitativa e envolveu um levantamento detalhado de artigos, livros e pesquisas relevantes sobre o tema, elaborado em 2024 e com fundamentação teórica em: Azevedo (1997), Barros (2020), Burggrever e Mormull (2017), Cunha e Toledo (2007), Freire (1996), Libâneo (1992), Molina (2021), Oliveira e Barbosa (2013), Oliveira (2017), Silva, Gonçalves e Paniágua (2017). A análise dos resultados revela que o PIBID desempenha um papel crucial na formação dos licenciandos, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes. No entanto, foram identificadas limitações, como a necessidade de mais recursos e suporte institucional, que podem afetar a eficácia do programa em proporcionar uma formação mais abrangente e aprofundada. O PIBID proporciona uma experiência prática e imersiva no ambiente educacional, fortalecendo a formação dos futuros professores para os desafios da carreira docente, situações essas que são relevantes para a constituição e transformação da identidade docente.