A introdução de recursos audiovisuais, como filmes, no contexto educacional tem sido reconhecida como uma estratégia eficaz para envolver os alunos e promover uma melhor compreensão dos conceitos abordados. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de relatar o uso do filme "GATTACA: Uma Experiência Genética", aplicado em uma sequência didática, como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem em genética, no Ensino Médio. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa demonstrou que a exibição do filme resultou em um aumento significativo no interesse, curiosidade e concentração dos alunos. Os resultados dos testes pré e pós-filme indicaram uma melhoria expressiva na compreensão dos conceitos genéticos após a visualização do filme. Além disso, a pesquisa ressalta a importância de estratégias metodológicas no ensino científico e destaca o potencial dos recursos audiovisuais para promover o engajamento e o aprendizado dos alunos. Esses resultados reforçam a relevância da integração de filmes no ambiente escolar como uma adição valiosa às ferramentas tradicionais de ensino das ciências.