Este artigo relata uma experiência conduzida no Programa Residência Pedagógica durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em que se explorou o desenvolvimento da alfabetização científica onde proporcionou uma oportunidade de incentivo para o ensino médio. Adotando uma abordagem prática e investigativa, os alunos foram envolvidos em atividades que promoveram sua participação ativa no desenvolvimento de habilidades científicas. Por meio de experimentos laboratoriais e atividades de pesquisa, os alunos puderam aplicar conceitos teóricos em situações concretas, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas. Os resultados demonstraram um aumento significativo no interesse dos alunos pela ciência, bem como uma melhoria em suas habilidades e suas autonomias. Essa abordagem pedagógica é fundamentada em teorias como as de Dewey (1938), Bonwell e Eison (1991), que ressalta a importância da aprendizagem ativa e significativa no processo de ensino-aprendizagem. Esses resultados destacam a relevância de práticas educacionais que incentivem a investigação científica e o uso de experimentos, preparando os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo.