A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) GEOGRAFIA NA ESCOLA EEEFM MONSENHOR MÂNCIO RIBEIRO EM BRAGANÇA-PA.
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107559 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 877 "inscrito_id" => 1420 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) GEOGRAFIA NA ESCOLA EEEFM MONSENHOR MÂNCIO RIBEIRO EM BRAGANÇA-PA." "resumo" => "O projeto temático de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFPA campus Bragança, foi elaborado a partir da seleção das escolas que apresentaram os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB), nesse sentido, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do PIBID Geografia, não só para a formação docente, mas também para os educandos, por meio da elaboração de mapas participativos e maquetes interdisciplinares elaboradas com os alunos da escola EEEFM Monsenhor Mâncio Ribeiro. Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa, privilegiando-se a Análise de Conteúdo. Observamos assim, uma contribuição do projeto de maquetes como um recurso didático que permitiu aos alunos um entendimento sobre temáticas relacionadas à superfície da terra, formas de relevo, bacias hidrográficas, dinâmica interna e externa da terra; Curvas de nível; e também um reforço a leitura e interpretação de textos, bem como a percepção e o conhecimento matemático necessário intrínseco ao aluno muitas vezes adormecido, contribuindo de forma direta com o IDEB, que nesta escola é uma das notas mais baixas do Estado do Pará. Assim, já é possível perceber melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos. Em relação aos graduandos, o PIBID possibilitou a primeira vivência no “chão da escola”, principalmente na escola pública que enfrenta diversas dificuldades diariamente, vivências essas que foram de fundamental importância para nossa formação acadêmica e profissional e sem dúvidas nos tornaram mais sensíveis e resilientes frente das adversidades que encontraremos após a nossa formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID1420_TB877_01042024150014.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEISA NAISA TAVARES NAZIAZENO" "autor_nome_curto" => "GEISA" "autor_email" => "geisaarthur2903@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107559 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 877 "inscrito_id" => 1420 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) GEOGRAFIA NA ESCOLA EEEFM MONSENHOR MÂNCIO RIBEIRO EM BRAGANÇA-PA." "resumo" => "O projeto temático de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFPA campus Bragança, foi elaborado a partir da seleção das escolas que apresentaram os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB), nesse sentido, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do PIBID Geografia, não só para a formação docente, mas também para os educandos, por meio da elaboração de mapas participativos e maquetes interdisciplinares elaboradas com os alunos da escola EEEFM Monsenhor Mâncio Ribeiro. Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa, privilegiando-se a Análise de Conteúdo. Observamos assim, uma contribuição do projeto de maquetes como um recurso didático que permitiu aos alunos um entendimento sobre temáticas relacionadas à superfície da terra, formas de relevo, bacias hidrográficas, dinâmica interna e externa da terra; Curvas de nível; e também um reforço a leitura e interpretação de textos, bem como a percepção e o conhecimento matemático necessário intrínseco ao aluno muitas vezes adormecido, contribuindo de forma direta com o IDEB, que nesta escola é uma das notas mais baixas do Estado do Pará. Assim, já é possível perceber melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos. Em relação aos graduandos, o PIBID possibilitou a primeira vivência no “chão da escola”, principalmente na escola pública que enfrenta diversas dificuldades diariamente, vivências essas que foram de fundamental importância para nossa formação acadêmica e profissional e sem dúvidas nos tornaram mais sensíveis e resilientes frente das adversidades que encontraremos após a nossa formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID1420_TB877_01042024150014.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEISA NAISA TAVARES NAZIAZENO" "autor_nome_curto" => "GEISA" "autor_email" => "geisaarthur2903@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }