O projeto temático de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFPA campus Bragança, foi elaborado a partir da seleção das escolas que apresentaram os menores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB), nesse sentido, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do PIBID Geografia, não só para a formação docente, mas também para os educandos, por meio da elaboração de mapas participativos e maquetes interdisciplinares elaboradas com os alunos da escola EEEFM Monsenhor Mâncio Ribeiro. Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa, privilegiando-se a Análise de Conteúdo. Observamos assim, uma contribuição do projeto de maquetes como um recurso didático que permitiu aos alunos um entendimento sobre temáticas relacionadas à superfície da terra, formas de relevo, bacias hidrográficas, dinâmica interna e externa da terra; Curvas de nível; e também um reforço a leitura e interpretação de textos, bem como a percepção e o conhecimento matemático necessário intrínseco ao aluno muitas vezes adormecido, contribuindo de forma direta com o IDEB, que nesta escola é uma das notas mais baixas do Estado do Pará. Assim, já é possível perceber melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos. Em relação aos graduandos, o PIBID possibilitou a primeira vivência no “chão da escola”, principalmente na escola pública que enfrenta diversas dificuldades diariamente, vivências essas que foram de fundamental importância para nossa formação acadêmica e profissional e sem dúvidas nos tornaram mais sensíveis e resilientes frente das adversidades que encontraremos após a nossa formação.