O presente trabalho foi construído no contexto do PRP (Programa Residência Pedagógica) da universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) Angicos - RN, e que tem como objetivo geral, analisar uma experiência de prática com sequência didática no ensino da leitura e da escrita em uma turma de 2° ano do ensino fundamental I, em uma escola da rede municipal de ensino na cidade Angicos-RN. A sequência didática foi desenvolvida a partir do poema “A Chácara do Chico Bolacha”, da autora Cecília Meireles. O plano foi elaborado com o objetivo de melhorar a fluência na leitura e escrita de textos e palavras com sílabas complexas. Nessa sequência utilizamos atividades como: interpretação do poema, completar o poema com o uso do Ch, estudo de palavras, autoditado, fizemos uma arte confeccionando um barco de papel e por fim, realizamos a produção de texto utilizando as imagens do poema “A Chácara do Chico Bolacha”. Podemos concluir que as crianças demonstraram grandes avanços durante estas e outras atividades desenvolvidas. Foi notório o interesse e o esforço dos mesmos durante as atividades propostas, sempre auxiliavamos aos que demonstravam alguma dificuldade, os demais mostravam bastante segurança em suas tarefas, ao final de cada atividade corrigimos todos juntos.