Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107377
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 554
    "inscrito_id" => 3200
    "titulo" => "A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi construído no contexto do PRP (Programa Residência Pedagógica) da universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) Angicos - RN, e que tem como objetivo geral, analisar uma experiência de prática com sequência didática no ensino da leitura e da escrita em uma turma de 2° ano do ensino fundamental I, em uma escola da rede municipal de ensino na cidade Angicos-RN. A sequência didática foi desenvolvida a partir do poema “A Chácara do Chico Bolacha”, da autora Cecília Meireles. O plano foi elaborado com o objetivo de melhorar a fluência na leitura e escrita de textos e palavras com sílabas complexas. Nessa sequência utilizamos atividades como: interpretação do poema, completar o poema com o uso do Ch, estudo de palavras, autoditado, fizemos uma arte confeccionando um barco de papel e por fim, realizamos a produção de texto utilizando as imagens do poema “A Chácara do Chico Bolacha”. Podemos concluir que as crianças demonstraram grandes avanços durante estas e outras atividades desenvolvidas. Foi notório o interesse e o esforço dos mesmos durante as atividades propostas, sempre auxiliavamos aos que demonstravam alguma dificuldade, os demais mostravam bastante segurança em suas tarefas, ao final de cada atividade corrigimos todos juntos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3200_TB554_19042024105755.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE HAIANE RIBEIRO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE"
    "autor_email" => "simone.ribeiro@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107377
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 554
    "inscrito_id" => 3200
    "titulo" => "A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi construído no contexto do PRP (Programa Residência Pedagógica) da universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) Angicos - RN, e que tem como objetivo geral, analisar uma experiência de prática com sequência didática no ensino da leitura e da escrita em uma turma de 2° ano do ensino fundamental I, em uma escola da rede municipal de ensino na cidade Angicos-RN. A sequência didática foi desenvolvida a partir do poema “A Chácara do Chico Bolacha”, da autora Cecília Meireles. O plano foi elaborado com o objetivo de melhorar a fluência na leitura e escrita de textos e palavras com sílabas complexas. Nessa sequência utilizamos atividades como: interpretação do poema, completar o poema com o uso do Ch, estudo de palavras, autoditado, fizemos uma arte confeccionando um barco de papel e por fim, realizamos a produção de texto utilizando as imagens do poema “A Chácara do Chico Bolacha”. Podemos concluir que as crianças demonstraram grandes avanços durante estas e outras atividades desenvolvidas. Foi notório o interesse e o esforço dos mesmos durante as atividades propostas, sempre auxiliavamos aos que demonstravam alguma dificuldade, os demais mostravam bastante segurança em suas tarefas, ao final de cada atividade corrigimos todos juntos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3200_TB554_19042024105755.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE HAIANE RIBEIRO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE"
    "autor_email" => "simone.ribeiro@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente trabalho foi construído no contexto do PRP (Programa Residência Pedagógica) da universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) Angicos - RN, e que tem como objetivo geral, analisar uma experiência de prática com sequência didática no ensino da leitura e da escrita em uma turma de 2° ano do ensino fundamental I, em uma escola da rede municipal de ensino na cidade Angicos-RN. A sequência didática foi desenvolvida a partir do poema “A Chácara do Chico Bolacha”, da autora Cecília Meireles. O plano foi elaborado com o objetivo de melhorar a fluência na leitura e escrita de textos e palavras com sílabas complexas. Nessa sequência utilizamos atividades como: interpretação do poema, completar o poema com o uso do Ch, estudo de palavras, autoditado, fizemos uma arte confeccionando um barco de papel e por fim, realizamos a produção de texto utilizando as imagens do poema “A Chácara do Chico Bolacha”. Podemos concluir que as crianças demonstraram grandes avanços durante estas e outras atividades desenvolvidas. Foi notório o interesse e o esforço dos mesmos durante as atividades propostas, sempre auxiliavamos aos que demonstravam alguma dificuldade, os demais mostravam bastante segurança em suas tarefas, ao final de cada atividade corrigimos todos juntos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.