Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107433
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 653
    "inscrito_id" => 3324
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente resumo tem por objetivo apresentar um relato das experiências vivenciadas numa escola-campo de nível municipal localizada em Amargosa/BA no ano de 2023 por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP), realizado pelo curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB). Para tanto, sistematizamos as principais atividades realizadas, bem como as dificuldades e os avanços no trato com o conhecimento da cultura corporal na Educação Física escolar e os impactos deste na formação e atuação docente. Foi utilizado como bases teóricas e metodológicas a Pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora, que propõem que o saber objetivo, no nosso caso a cultura corporal, deve se atentar em transmitir as formas de conhecimentos historicamente construídas pelo homem. Analisamos que estes referenciais nos possibilitaram selecionar e organizar os conhecimentos que competem a Educação Física escolar, promovendo assim maiores e melhores aproximações a esses conhecimentos e à realidade dos estudantes e da escola. Essa aproximação demonstrou que por meio da docência foi e é possível refletir, ampliar e avançar na construção de novos sentidos e significados dos conteúdos da cultura corporal na escola, de forma que promovamos a elevação dos conhecimentos dos estudantes a um patamar mais elaborado, contribuindo para uma formação docente mais humanizada, crítica e transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3324_TB653_24042024222330.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAAC DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ISAAC"
    "autor_email" => "isaac.santtos23@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107433
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 653
    "inscrito_id" => 3324
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente resumo tem por objetivo apresentar um relato das experiências vivenciadas numa escola-campo de nível municipal localizada em Amargosa/BA no ano de 2023 por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP), realizado pelo curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB). Para tanto, sistematizamos as principais atividades realizadas, bem como as dificuldades e os avanços no trato com o conhecimento da cultura corporal na Educação Física escolar e os impactos deste na formação e atuação docente. Foi utilizado como bases teóricas e metodológicas a Pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora, que propõem que o saber objetivo, no nosso caso a cultura corporal, deve se atentar em transmitir as formas de conhecimentos historicamente construídas pelo homem. Analisamos que estes referenciais nos possibilitaram selecionar e organizar os conhecimentos que competem a Educação Física escolar, promovendo assim maiores e melhores aproximações a esses conhecimentos e à realidade dos estudantes e da escola. Essa aproximação demonstrou que por meio da docência foi e é possível refletir, ampliar e avançar na construção de novos sentidos e significados dos conteúdos da cultura corporal na escola, de forma que promovamos a elevação dos conhecimentos dos estudantes a um patamar mais elaborado, contribuindo para uma formação docente mais humanizada, crítica e transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3324_TB653_24042024222330.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAAC DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ISAAC"
    "autor_email" => "isaac.santtos23@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente resumo tem por objetivo apresentar um relato das experiências vivenciadas numa escola-campo de nível municipal localizada em Amargosa/BA no ano de 2023 por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP), realizado pelo curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB). Para tanto, sistematizamos as principais atividades realizadas, bem como as dificuldades e os avanços no trato com o conhecimento da cultura corporal na Educação Física escolar e os impactos deste na formação e atuação docente. Foi utilizado como bases teóricas e metodológicas a Pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora, que propõem que o saber objetivo, no nosso caso a cultura corporal, deve se atentar em transmitir as formas de conhecimentos historicamente construídas pelo homem. Analisamos que estes referenciais nos possibilitaram selecionar e organizar os conhecimentos que competem a Educação Física escolar, promovendo assim maiores e melhores aproximações a esses conhecimentos e à realidade dos estudantes e da escola. Essa aproximação demonstrou que por meio da docência foi e é possível refletir, ampliar e avançar na construção de novos sentidos e significados dos conteúdos da cultura corporal na escola, de forma que promovamos a elevação dos conhecimentos dos estudantes a um patamar mais elaborado, contribuindo para uma formação docente mais humanizada, crítica e transformadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.