O presente resumo tem por objetivo apresentar um relato das experiências vivenciadas numa escola-campo de nível municipal localizada em Amargosa/BA no ano de 2023 por meio do Programa Residência Pedagógica (PRP), realizado pelo curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB). Para tanto, sistematizamos as principais atividades realizadas, bem como as dificuldades e os avanços no trato com o conhecimento da cultura corporal na Educação Física escolar e os impactos deste na formação e atuação docente. Foi utilizado como bases teóricas e metodológicas a Pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora, que propõem que o saber objetivo, no nosso caso a cultura corporal, deve se atentar em transmitir as formas de conhecimentos historicamente construídas pelo homem. Analisamos que estes referenciais nos possibilitaram selecionar e organizar os conhecimentos que competem a Educação Física escolar, promovendo assim maiores e melhores aproximações a esses conhecimentos e à realidade dos estudantes e da escola. Essa aproximação demonstrou que por meio da docência foi e é possível refletir, ampliar e avançar na construção de novos sentidos e significados dos conteúdos da cultura corporal na escola, de forma que promovamos a elevação dos conhecimentos dos estudantes a um patamar mais elaborado, contribuindo para uma formação docente mais humanizada, crítica e transformadora.