O presente trabalho tem como objetivo compreender a formação dos professores que atuam no cárcere, levando em consideração a sua formação inicial acadêmica e o exercício do seu trabalho na Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional. Compreender a formação dos professores que atuam no cárcere, levando em consideração a sua formação inicial. Foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e está fundamentada em teóricos, como: Onofre (2002), Onofre e Julião (2013), Silva e Moreira (2011), Vieira (2008), bem como em documentos legislativos, a saber: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Execução Penal de 1984, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e o Plano Estratégico de Educação no Sistema Prisional de 2011. Encontrando como resultados que a formação inicial dos professores apresenta lacunas para atender essa necessidade de correlacionar prática e teoria para lecionar e atuar no EJA dentro do sistema prisional. Conclui-se, portanto, que é relevante pensar nas políticas públicas voltadas para a valorização dos professores que atuam no contexto carcerário