Este artigo pretende mostrar o painel sensorial como ferramenta de tecnologia assistiva dentro da educação infantil. A proposta dessa temática se deu a partir da experiência vivenciada pelo grupo de pibidianos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte. Vivência proporcionada mediante o projeto "Explorando os sentidos" através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no qual foi confeccionado um painel sensorial para trabalhar com as turmas da educação infantil na Escola Municipal Irmã Guerra, no Município de Nazaré da Mata. Ademais, pôde-se fazer a interação direta dessa prática com o conteúdo visto no Componete Curricular: Conteúdos, Metodologias e Práticas na Educação Infantil. Tendo em vista a necessidade de estudar e apropriar-se de novas práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil, surge a problemática central desta pesquisa: "De que forma o uso do painel sensorial como tecnologia assistiva pode contribuir para promover um ambiente inclusivo e favorecer o desenvolvimento educacional de alunos com deficiência na educação infantil?" Partindo desse pressuposto, coloca-se como objetivo desse trabalho, analisar a contribuição do painel sensorial como ferramenta inclusiva nas escolas, trazendo a perspectiva da relação da prática vivenciada no PIBID e a teoria estudada na disciplina. Para tal estudo, foi utilizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica sobre o assunto e pesquisa-ação através da reflexão da prática. Essa pesquisa trouxe como desfecho a importância de maior debate sobre como é preciso refletir a respeito das práticas inclusivas através do uso das tecnologias assistivas.