O presente texto resulta das experiências na regência vivenciada a partir do Programa Residência Pedagógica (PRP/ CAPES), que aconteceu na Escola Estadual de Tempo Integral Prof.ª Aida Ramalho Cortez Pereira, quando foi desenvolvido o subprojeto com o tema “Memes, Arte e Política”, considerando que os Memes têm se estabelecido como uma forma de expressão cultural amplamente difundida, que transcende o entretenimento para se tornar uma plataforma significativa para abordar questões sociais e políticas. A junção entre memes, arte e política é um fenômeno intrigante que merece análise mais aprofundada. Ao estudar essa ligação, adotamos uma abordagem multidisciplinar, com o propósito de desenvolver nas juventudes sua percepção enquanto protagonistas da sociedade e especificamente como exercer a cidadania digital. As atividades realizadas foram apresentação geral do projeto, atividades que tinham como objetivo apropriação do gênero textual Meme, produção, gravação e apresentação para a turma. Analisamos uma ampla variedade de memes em contextos políticos para compreender sua influência na disseminação de ideias e na formação de opinião pública. Observamos que os memes não são apenas ferramentas de entretenimento, mas também meios poderosos de comunicação política. Eles têm o poder de simplificar conceitos complexos, criticar figuras públicas e mobilizar comunidades em torno de causas sociais e políticas.