Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

EXPLORANDO A EDUCAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES DA COMPUTAÇÃO EM ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Poster ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108737
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 449
    "inscrito_id" => 3019
    "titulo" => "EXPLORANDO A EDUCAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES DA COMPUTAÇÃO EM ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta um recorte das vivências de alguns residentes pedagógicos, que passaram pela importante experiência de colocarem em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula no curso de Licenciatura em Computação e Informática da UFERSA, na escola de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Francisco Veras, nas turmas de 2° e 3° ano do Ensino Médio, na cidade de Angicos RN. O trabalho versa sobre a importância do avanço das tecnologias e o uso da Inteligência Artificial dentro do contexto escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feita uma busca em bases de dados com o objetivo de analisar a aplicação de objetos digitais e a Inteligência Artificial como recurso pedagógico no ensino médio, avaliando seu impacto no processo de ensino-aprendizagem e na motivação dos alunos. A prática de ensino foi extremamente enriquecedora para a formação dos discentes. Foi uma experiencia onde os residentes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática os desafios e as experiências de um professor de educação básica, além de aplicar os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula na disciplina de prática de ensino em situações reais."
    "modalidade" => "Poster"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "66ab82b429da1_01082024094228.pdf"
    "created_at" => "2024-08-01 09:42:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNYSHERLE KARLA DE MACEDO VIANA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "annysherle.cavalcante@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108737
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 449
    "inscrito_id" => 3019
    "titulo" => "EXPLORANDO A EDUCAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES DA COMPUTAÇÃO EM ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta um recorte das vivências de alguns residentes pedagógicos, que passaram pela importante experiência de colocarem em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula no curso de Licenciatura em Computação e Informática da UFERSA, na escola de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Francisco Veras, nas turmas de 2° e 3° ano do Ensino Médio, na cidade de Angicos RN. O trabalho versa sobre a importância do avanço das tecnologias e o uso da Inteligência Artificial dentro do contexto escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feita uma busca em bases de dados com o objetivo de analisar a aplicação de objetos digitais e a Inteligência Artificial como recurso pedagógico no ensino médio, avaliando seu impacto no processo de ensino-aprendizagem e na motivação dos alunos. A prática de ensino foi extremamente enriquecedora para a formação dos discentes. Foi uma experiencia onde os residentes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática os desafios e as experiências de um professor de educação básica, além de aplicar os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula na disciplina de prática de ensino em situações reais."
    "modalidade" => "Poster"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "66ab82b429da1_01082024094228.pdf"
    "created_at" => "2024-08-01 09:42:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNYSHERLE KARLA DE MACEDO VIANA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "annysherle.cavalcante@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta um recorte das vivências de alguns residentes pedagógicos, que passaram pela importante experiência de colocarem em prática seus conhecimentos adquiridos em sala de aula no curso de Licenciatura em Computação e Informática da UFERSA, na escola de Ensino Médio em Tempo Integral Professor Francisco Veras, nas turmas de 2° e 3° ano do Ensino Médio, na cidade de Angicos RN. O trabalho versa sobre a importância do avanço das tecnologias e o uso da Inteligência Artificial dentro do contexto escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feita uma busca em bases de dados com o objetivo de analisar a aplicação de objetos digitais e a Inteligência Artificial como recurso pedagógico no ensino médio, avaliando seu impacto no processo de ensino-aprendizagem e na motivação dos alunos. A prática de ensino foi extremamente enriquecedora para a formação dos discentes. Foi uma experiencia onde os residentes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática os desafios e as experiências de um professor de educação básica, além de aplicar os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula na disciplina de prática de ensino em situações reais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.