A alfabetização exige um mapeamento detalhado das condições de aprendizagem dos alunos. Uma avaliação diagnóstica criteriosa, concebida na relação imbricada entre alfabetização e letramento, fornece dados para o alfabetizador traçar estratégias eficazes. Este estudo examina a importância da avaliação diagnóstica em escolas públicas de Abaetetuba, Pará, fruto do trabalho entre residentes e preceptores do Programa Residência Pedagógica da UFPA. Com base nos postulados de Soares (2020), a investigação destaca como a compreensão das habilidades e desafios dos alunos no início da aprendizagem pode orientar a criação de estratégias pedagógicas eficazes. A análise de uma avaliação diagnóstica aplicada a alunos do 4º ano identificou necessidades de aprendizagem desde a decodificação até a compreensão leitora e a escrita. Essas descobertas permitiram aos educadores refinar suas abordagens de ensino, respeitando a diversidade de competências e promovendo uma aprendizagem significativa. A avaliação diagnóstica emerge como ferramenta fundamental para uma pedagogia informada e adaptativa que alavanca o processo de alfabetização, integrando-o às práticas de letramento.