Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

POTENCIALIDADE DO JOGO TRIMINÓ DURANTE A FEIRA CIENTÍFICA DA ESCOLA ESTADUAL PROF. BERNARDINO PEREIRA DE BARROS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107754
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1219
    "inscrito_id" => 4078
    "titulo" => "POTENCIALIDADE DO JOGO TRIMINÓ DURANTE A FEIRA CIENTÍFICA DA ESCOLA ESTADUAL PROF. BERNARDINO PEREIRA DE BARROS"
    "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho consiste no relato de experiência da aplicação de um jogo matemático conhecido como triminó na Feira Científica da E.E.E.F.M. Prof. Bernardino Pereira de Barros, localizada no município de Abaetetuba, no estado do Pará, desenvolvido com estudantes do Ensino Médio por meio do Programa de Residência Pedagógica. Nosso objetivo é ensinar operações matemáticas básicas com números inteiros através de atividades lúdicas para estimular o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico. O jogo contém trinta e duas peças no formato de triângulos equiláteros, sendo confeccionada com madeira de miriti (palmeira típica da Amazônia), cartolina e cola. Os resultados apontam que o material didático potencializou a aprendizagem das operações envolvendo números inteiros, proporcionando interesse e dinamismo ao processo de ensino, além de desenvolver habilidades em resolver cálculos mentais de forma ágil e prazerosa. PALAVRAS-CHAVE: Triminó; Matemática; Relato de experiência; Feira científica; Residência Pedagógica"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4078_TB1219_25042024061704.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCILEIDE VALENTE DÓRIA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCILEIDE"
    "autor_email" => "leidevalente27@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107754
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1219
    "inscrito_id" => 4078
    "titulo" => "POTENCIALIDADE DO JOGO TRIMINÓ DURANTE A FEIRA CIENTÍFICA DA ESCOLA ESTADUAL PROF. BERNARDINO PEREIRA DE BARROS"
    "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho consiste no relato de experiência da aplicação de um jogo matemático conhecido como triminó na Feira Científica da E.E.E.F.M. Prof. Bernardino Pereira de Barros, localizada no município de Abaetetuba, no estado do Pará, desenvolvido com estudantes do Ensino Médio por meio do Programa de Residência Pedagógica. Nosso objetivo é ensinar operações matemáticas básicas com números inteiros através de atividades lúdicas para estimular o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico. O jogo contém trinta e duas peças no formato de triângulos equiláteros, sendo confeccionada com madeira de miriti (palmeira típica da Amazônia), cartolina e cola. Os resultados apontam que o material didático potencializou a aprendizagem das operações envolvendo números inteiros, proporcionando interesse e dinamismo ao processo de ensino, além de desenvolver habilidades em resolver cálculos mentais de forma ágil e prazerosa. PALAVRAS-CHAVE: Triminó; Matemática; Relato de experiência; Feira científica; Residência Pedagógica"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4078_TB1219_25042024061704.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCILEIDE VALENTE DÓRIA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCILEIDE"
    "autor_email" => "leidevalente27@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

RESUMO: O presente trabalho consiste no relato de experiência da aplicação de um jogo matemático conhecido como triminó na Feira Científica da E.E.E.F.M. Prof. Bernardino Pereira de Barros, localizada no município de Abaetetuba, no estado do Pará, desenvolvido com estudantes do Ensino Médio por meio do Programa de Residência Pedagógica. Nosso objetivo é ensinar operações matemáticas básicas com números inteiros através de atividades lúdicas para estimular o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico. O jogo contém trinta e duas peças no formato de triângulos equiláteros, sendo confeccionada com madeira de miriti (palmeira típica da Amazônia), cartolina e cola. Os resultados apontam que o material didático potencializou a aprendizagem das operações envolvendo números inteiros, proporcionando interesse e dinamismo ao processo de ensino, além de desenvolver habilidades em resolver cálculos mentais de forma ágil e prazerosa. PALAVRAS-CHAVE: Triminó; Matemática; Relato de experiência; Feira científica; Residência Pedagógica

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.