O acúmulo de resíduos sólidos urbanos é uma questão premente, exigindo soluções urgentes. Neste contexto, a separação de resíduos associada à coleta seletiva surge como uma ferramenta crucial, especialmente quando implementada no ambiente escolar. Este estudo descreve a implementação da separação de resíduos sólidos na Escola Cidadã Integral e Técnica Estadual Abreu e Lima, Cabedelo (PB), através da construção de ecocoletores pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental. A metodologia adotada envolveu uma abordagem colaborativa, resultando na participação ativa dos alunos na construção dos baldes, utilizando materiais reciclados. Os resultados revelaram alto engajamento dos alunos e uma melhoria perceptível na conscientização sobre a importância da coleta seletiva. Além disso, os ecocoletores foram incorporados em outras iniciativas educativas, ampliando seu impacto na disseminação da mentalidade sustentável na comunidade escolar. Conclui-se que a implementação dos coletores não apenas otimizou a coleta de resíduos recicláveis, mas também desempenhou um papel fundamental na promoção da educação ambiental, incentivando uma mudança de hábitos e atitudes dos estudantes em relação à sustentabilidade.