Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre as atividades desenvolvidas por participantes do Centro Universitário UNIFAAT e de duas escolas públicas municipais de Atibaia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foram selecionados para participarem do programa iniciado em 2022, 24 discentes bolsistas, sendo que 16 atuaram na “Escola 1” supervisionados por duas professoras bolsista e 8 discentes olsistas atuaram na “Escola 2” sob a supervisão de uma professora bolsista. Visando uma abordagem qualitativa são destacados nesta pesquisa os relatos de 3 bolsistas discentes do curso de Pedagogia, que se envolveram em ambas as escolas campo. Os relatos foram elaborados a partir de algumas ações de avaliação e intervenção realizadas no subprojeto “Recomposição das Aprendizagens/Alfabetização e Letramento”. Os dados obtidos do subprojeto em tela apareceram nas descrições das sondagens iniciais em relação ao Sistema de Escrita Alfabética (SEA) de cada educando selecionado para a investigação assim como nas intervenções que contribuíram de forma significativa para a recuperação acadêmica de tais alunos. Estes tiveram a prendizagem prejudicada por vários fatores agravados pelo isolamento social emandado pela pandemia da COVID 19. Em relação ao PIBID, considera-se que o programa contribui fortemente para aprendizagem da docência dos licenciandos, por possibilitar a imersão na realidade escolar, favorecendo a relação da teoria com prática e da iniciação à pesquisa.