PIBID - RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107254 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 1394 "titulo" => "PIBID - RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre as atividades desenvolvidas por participantes do Centro Universitário UNIFAAT e de duas escolas públicas municipais de Atibaia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foram selecionados para participarem do programa iniciado em 2022, 24 discentes bolsistas, sendo que 16 atuaram na “Escola 1” supervisionados por duas professoras bolsista e 8 discentes olsistas atuaram na “Escola 2” sob a supervisão de uma professora bolsista. Visando uma abordagem qualitativa são destacados nesta pesquisa os relatos de 3 bolsistas discentes do curso de Pedagogia, que se envolveram em ambas as escolas campo. Os relatos foram elaborados a partir de algumas ações de avaliação e intervenção realizadas no subprojeto “Recomposição das Aprendizagens/Alfabetização e Letramento”. Os dados obtidos do subprojeto em tela apareceram nas descrições das sondagens iniciais em relação ao Sistema de Escrita Alfabética (SEA) de cada educando selecionado para a investigação assim como nas intervenções que contribuíram de forma significativa para a recuperação acadêmica de tais alunos. Estes tiveram a prendizagem prejudicada por vários fatores agravados pelo isolamento social emandado pela pandemia da COVID 19. Em relação ao PIBID, considera-se que o programa contribui fortemente para aprendizagem da docência dos licenciandos, por possibilitar a imersão na realidade escolar, favorecendo a relação da teoria com prática e da iniciação à pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1394_TB320_25042024193948.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA FRANCISCA CAMARA BENEDETTI" "autor_nome_curto" => "ANA FRANCISCA" "autor_email" => "camarafrancisca@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES ATIBAIA (FAAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107254 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 1394 "titulo" => "PIBID - RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre as atividades desenvolvidas por participantes do Centro Universitário UNIFAAT e de duas escolas públicas municipais de Atibaia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foram selecionados para participarem do programa iniciado em 2022, 24 discentes bolsistas, sendo que 16 atuaram na “Escola 1” supervisionados por duas professoras bolsista e 8 discentes olsistas atuaram na “Escola 2” sob a supervisão de uma professora bolsista. Visando uma abordagem qualitativa são destacados nesta pesquisa os relatos de 3 bolsistas discentes do curso de Pedagogia, que se envolveram em ambas as escolas campo. Os relatos foram elaborados a partir de algumas ações de avaliação e intervenção realizadas no subprojeto “Recomposição das Aprendizagens/Alfabetização e Letramento”. Os dados obtidos do subprojeto em tela apareceram nas descrições das sondagens iniciais em relação ao Sistema de Escrita Alfabética (SEA) de cada educando selecionado para a investigação assim como nas intervenções que contribuíram de forma significativa para a recuperação acadêmica de tais alunos. Estes tiveram a prendizagem prejudicada por vários fatores agravados pelo isolamento social emandado pela pandemia da COVID 19. Em relação ao PIBID, considera-se que o programa contribui fortemente para aprendizagem da docência dos licenciandos, por possibilitar a imersão na realidade escolar, favorecendo a relação da teoria com prática e da iniciação à pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1394_TB320_25042024193948.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA FRANCISCA CAMARA BENEDETTI" "autor_nome_curto" => "ANA FRANCISCA" "autor_email" => "camarafrancisca@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES ATIBAIA (FAAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }