O Programa de Residência Pedagógica (PRP) 2022-2024 propiciou a integração de licenciandos nas escolas de Educação Básica, de modo a aprimorar a inserção de futuros professores de Ciências, no ambiente formal de ensino, a sala de aula, conforme a Política Nacional de Formação de Professores da CAPES. Este resumo destaca as experiências de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB / Campus VIII - Paulo Afonso-BA, durante o PRP no ano letivo de 2023, em turmas do Ensino Fundamental II. O objetivo do projeto formativo da Residência Pedagógica foi promover formas significativas de ensino que viabilizem a efetivação da alfabetização científica no ensino de Ciências, em turmas do Ensino Fundamental II, em escola pública, do estado da Bahia. Este processo, ocorreu em três etapas: observação, coparticipação e regência, o que lhes permitiu familiarizar-se com o ambiente escolar, aproximar-se dos alunos e ganhar autonomia e confiança na condução das atividades educativas. No período de regência, entre fevereiro e dezembro de 2023, foram realizadas atividades, experimentos, projetos, dinâmicas diversificadas e aulas expositivas de Ciências focadas na Alfabetização Científica, enquanto processo de planejamento de um ensino que permita aos alunos interagirem com diferentes culturas e perspectivas sobre fenômenos naturais e socioambientais, promovendo uma aprendizagem consciente e acessível e incentivando uma abordagem crítica e contextualizada dos conteúdos de Ciências. O impacto positivo do PRP na formação de professores e no ambiente escolar evidencia sua importância para o desenvolvimento de práticas educativas em ciências, de forma contextualizadas e significativas.