MODELOS DE REPRESENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA OCORRIDA NA I MOSTRA PIBID-RP DO IFBA-VITÓRIA DA CONQUISTA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107700 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1125 "inscrito_id" => 1037 "titulo" => "MODELOS DE REPRESENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA OCORRIDA NA I MOSTRA PIBID-RP DO IFBA-VITÓRIA DA CONQUISTA" "resumo" => "Esse estudo tem como objetivo analisar a aplicação de modelos de representação no Ensino de Química (EQ), a partir de uma experiência ocorrida na I mostra PIBID-RP do IFBA – Vitória da Conquista. A utilização de modelos que tentam representar como é o interior da matéria está cada vez mais comum, principalmente na educação básica. Tais modelos pode surgir a partir dos seguintes níveis representativos: Macroscópico, submicroscópico e simbólico, haja vista que ao representar conceitos químicos através de modelos é importante para a aprendizagem dos estudantes, intermediar entre esses níveis. Esse foi um estudo descritivo guiado pela análise qualitativa, a partir de uma experiência ocorrida na I mostra PIBID-RP, que contou com minicursos, rodas de conversas, oficinas e atividades lúdicas. A partir da utilização dessas estratégias, observou-se que os modelos representativos no EQ precisam ir além do apenas representar, é necessário o docente, ao trazer os modelos para o ambiente de sala de aula, exemplificar suas limitações e intermediação com os conceitos químicos. A experiência em sala apontou ainda a importância de se considerar toda a Historiografia da ciência ao utilizar modelos representativos em sala. Assim, esses resultados exemplificam que utilizar modelos de representação no EQ é uma estratégia interessante, desde que o docente saiba intermediar entre teoria e prática em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1037_TB1125_29042024223130.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN GOMES CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "LUAN" "autor_email" => "gomesluan256@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107700 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1125 "inscrito_id" => 1037 "titulo" => "MODELOS DE REPRESENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA OCORRIDA NA I MOSTRA PIBID-RP DO IFBA-VITÓRIA DA CONQUISTA" "resumo" => "Esse estudo tem como objetivo analisar a aplicação de modelos de representação no Ensino de Química (EQ), a partir de uma experiência ocorrida na I mostra PIBID-RP do IFBA – Vitória da Conquista. A utilização de modelos que tentam representar como é o interior da matéria está cada vez mais comum, principalmente na educação básica. Tais modelos pode surgir a partir dos seguintes níveis representativos: Macroscópico, submicroscópico e simbólico, haja vista que ao representar conceitos químicos através de modelos é importante para a aprendizagem dos estudantes, intermediar entre esses níveis. Esse foi um estudo descritivo guiado pela análise qualitativa, a partir de uma experiência ocorrida na I mostra PIBID-RP, que contou com minicursos, rodas de conversas, oficinas e atividades lúdicas. A partir da utilização dessas estratégias, observou-se que os modelos representativos no EQ precisam ir além do apenas representar, é necessário o docente, ao trazer os modelos para o ambiente de sala de aula, exemplificar suas limitações e intermediação com os conceitos químicos. A experiência em sala apontou ainda a importância de se considerar toda a Historiografia da ciência ao utilizar modelos representativos em sala. Assim, esses resultados exemplificam que utilizar modelos de representação no EQ é uma estratégia interessante, desde que o docente saiba intermediar entre teoria e prática em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1037_TB1125_29042024223130.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUAN GOMES CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "LUAN" "autor_email" => "gomesluan256@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }