RESUMO: Os licenciandos tem passado por alguns desafios, mas, o PIBID tem ajudado na sua identidade profissional, uma vez que proporciona pros futuros educadores a oportunidade de ter um contato com a sala de aula desde o início da graduação, contribuindo para a formação e auxiliando para que seja compreendida as diferenças e limitações nos métodos e aprendizagem, assim como o avanço da prática em consonância com a teoria. Porém, ainda há problemas de comunicação entre escolas e universidades para compreensão do papel da bolsa. O objetivo desse trabalho é explicitar a experiência no PIBID destacando sua importância para a licenciatura, já que há muita evasão por uma visão distorcida da profissão, dessa forma, então, evidenciar que sua proposta é capaz de incentivar a melhoria profissional, assim como ampliar a visão dos desafios que serão enfrentados na prática com a individualidade de cada ser, de acordo como se distribui as camadas sociais. Este trabalho nasce a partir das observações feitas pela participação no programa como bolsista no Colégio Estadual Paulo Freire, assim como revisões de literatura discutidas nos trabalhos de Noronha e Ferreira que destaca a importância de embasar através de revisões de literatura as produções científicas. Observa-se diante disso que apesar de ser relevante, ainda falta uma abertura para o relacionamento das instituições de ensino, por mais que cada uma tenha seu nível de graduação ao básico, o intuito é uma melhoria educacional. Logo, é preciso observar a importância da prática e teoria em consonância, assim como a ampliação da observação e percepção das complexidades do aluno desde o início, proporcionado pelo PIBID.