PIBID: A IDENTIDADE PROFISSIONAL E UM NOVO OLHAR PARA A LICENCIATURA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107588 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 933 "inscrito_id" => 2362 "titulo" => "PIBID: A IDENTIDADE PROFISSIONAL E UM NOVO OLHAR PARA A LICENCIATURA" "resumo" => "RESUMO: Os licenciandos tem passado por alguns desafios, mas, o PIBID tem ajudado na sua identidade profissional, uma vez que proporciona pros futuros educadores a oportunidade de ter um contato com a sala de aula desde o início da graduação, contribuindo para a formação e auxiliando para que seja compreendida as diferenças e limitações nos métodos e aprendizagem, assim como o avanço da prática em consonância com a teoria. Porém, ainda há problemas de comunicação entre escolas e universidades para compreensão do papel da bolsa. O objetivo desse trabalho é explicitar a experiência no PIBID destacando sua importância para a licenciatura, já que há muita evasão por uma visão distorcida da profissão, dessa forma, então, evidenciar que sua proposta é capaz de incentivar a melhoria profissional, assim como ampliar a visão dos desafios que serão enfrentados na prática com a individualidade de cada ser, de acordo como se distribui as camadas sociais. Este trabalho nasce a partir das observações feitas pela participação no programa como bolsista no Colégio Estadual Paulo Freire, assim como revisões de literatura discutidas nos trabalhos de Noronha e Ferreira que destaca a importância de embasar através de revisões de literatura as produções científicas. Observa-se diante disso que apesar de ser relevante, ainda falta uma abertura para o relacionamento das instituições de ensino, por mais que cada uma tenha seu nível de graduação ao básico, o intuito é uma melhoria educacional. Logo, é preciso observar a importância da prática e teoria em consonância, assim como a ampliação da observação e percepção das complexidades do aluno desde o início, proporcionado pelo PIBID." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2362_TB933_22042024173556.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉFFERSON SANTOS DAMASCENA" "autor_nome_curto" => "JÉFFERSON" "autor_email" => "jeffersondamascena7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107588 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 933 "inscrito_id" => 2362 "titulo" => "PIBID: A IDENTIDADE PROFISSIONAL E UM NOVO OLHAR PARA A LICENCIATURA" "resumo" => "RESUMO: Os licenciandos tem passado por alguns desafios, mas, o PIBID tem ajudado na sua identidade profissional, uma vez que proporciona pros futuros educadores a oportunidade de ter um contato com a sala de aula desde o início da graduação, contribuindo para a formação e auxiliando para que seja compreendida as diferenças e limitações nos métodos e aprendizagem, assim como o avanço da prática em consonância com a teoria. Porém, ainda há problemas de comunicação entre escolas e universidades para compreensão do papel da bolsa. O objetivo desse trabalho é explicitar a experiência no PIBID destacando sua importância para a licenciatura, já que há muita evasão por uma visão distorcida da profissão, dessa forma, então, evidenciar que sua proposta é capaz de incentivar a melhoria profissional, assim como ampliar a visão dos desafios que serão enfrentados na prática com a individualidade de cada ser, de acordo como se distribui as camadas sociais. Este trabalho nasce a partir das observações feitas pela participação no programa como bolsista no Colégio Estadual Paulo Freire, assim como revisões de literatura discutidas nos trabalhos de Noronha e Ferreira que destaca a importância de embasar através de revisões de literatura as produções científicas. Observa-se diante disso que apesar de ser relevante, ainda falta uma abertura para o relacionamento das instituições de ensino, por mais que cada uma tenha seu nível de graduação ao básico, o intuito é uma melhoria educacional. Logo, é preciso observar a importância da prática e teoria em consonância, assim como a ampliação da observação e percepção das complexidades do aluno desde o início, proporcionado pelo PIBID." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2362_TB933_22042024173556.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉFFERSON SANTOS DAMASCENA" "autor_nome_curto" => "JÉFFERSON" "autor_email" => "jeffersondamascena7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }