Mesmo possuindo um conteúdo presente em nosso dia a dia, a componente Química é vista, por muitos estudantes do Ensino Médio, como algo desinteressante, abstrato e totalmente desconectado da realidade, afetando diretamente seu aprendizado. Diante disso, o presente trabalho utiliza uma metodologia lúdica de forma a corroborar com o entendimento e fixação das Funções Orgânicas nas aulas de Química. É proposto um jogo da memória contendo 10 pares, sendo, respectivamente, o nome de uma função orgânica e uma estrutura de uma substância orgânica que represente a relacionada função. O jogo proposto foi confeccionado de modo simples, reciclável e acessível. A intervenção foi realizada na sala do 3° ano do Ensino Médio Integrado do IFBA, campus Vitória da Conquista. Observamos que o uso desta metodologia atuou como um estímulo significativo para despertar o interesse dos estudantes pelo processo de aprendizado, contribuindo assim para a construção e reconstrução do conhecimento químico abordado no jogo da memória. Os Jogos referentes às Funções Orgânicas surgiram como uma resposta à necessidade de inovação no ensino de química, tendo em vista que, muitas vezes, o ensino é realizado de forma mecânico e pouco intuitivo, criando bloqueios. A utilização do jogo da memória provocou não apenas o aumento do interesse dos estudantes pelo componente de química, mas também uma melhoria em seu desempenho acadêmico. Além de permitir que, futuramente, o mesmo seja aprimorado e personalizado de forma a atender às necessidades específicas dos estudantes, bem como investigar suas implicações em diversas áreas do ensino de química.