JOGO DA MEMÓRIA: ABORDAGEM LÚDICA VOLTADA AO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA.
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107967 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 514 "inscrito_id" => 2848 "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA: ABORDAGEM LÚDICA VOLTADA AO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA." "resumo" => "Mesmo possuindo um conteúdo presente em nosso dia a dia, a componente Química é vista, por muitos estudantes do Ensino Médio, como algo desinteressante, abstrato e totalmente desconectado da realidade, afetando diretamente seu aprendizado. Diante disso, o presente trabalho utiliza uma metodologia lúdica de forma a corroborar com o entendimento e fixação das Funções Orgânicas nas aulas de Química. É proposto um jogo da memória contendo 10 pares, sendo, respectivamente, o nome de uma função orgânica e uma estrutura de uma substância orgânica que represente a relacionada função. O jogo proposto foi confeccionado de modo simples, reciclável e acessível. A intervenção foi realizada na sala do 3° ano do Ensino Médio Integrado do IFBA, campus Vitória da Conquista. Observamos que o uso desta metodologia atuou como um estímulo significativo para despertar o interesse dos estudantes pelo processo de aprendizado, contribuindo assim para a construção e reconstrução do conhecimento químico abordado no jogo da memória. Os Jogos referentes às Funções Orgânicas surgiram como uma resposta à necessidade de inovação no ensino de química, tendo em vista que, muitas vezes, o ensino é realizado de forma mecânico e pouco intuitivo, criando bloqueios. A utilização do jogo da memória provocou não apenas o aumento do interesse dos estudantes pelo componente de química, mas também uma melhoria em seu desempenho acadêmico. Além de permitir que, futuramente, o mesmo seja aprimorado e personalizado de forma a atender às necessidades específicas dos estudantes, bem como investigar suas implicações em diversas áreas do ensino de química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "QUÍMICA, ATIVIDADE LÚDICA, JOGO DA MEMÓRIA, FUNÇÕES ORGÂNICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "667ec9f64a5b0_28062024113430.pdf" "created_at" => "2024-06-28 11:34:30" "updated_at" => "2024-07-01 09:47:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELQUISEDEQUE DE JESUS FIGUEIRÊDO" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "melqui.jesus157@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107967 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 514 "inscrito_id" => 2848 "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA: ABORDAGEM LÚDICA VOLTADA AO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA." "resumo" => "Mesmo possuindo um conteúdo presente em nosso dia a dia, a componente Química é vista, por muitos estudantes do Ensino Médio, como algo desinteressante, abstrato e totalmente desconectado da realidade, afetando diretamente seu aprendizado. Diante disso, o presente trabalho utiliza uma metodologia lúdica de forma a corroborar com o entendimento e fixação das Funções Orgânicas nas aulas de Química. É proposto um jogo da memória contendo 10 pares, sendo, respectivamente, o nome de uma função orgânica e uma estrutura de uma substância orgânica que represente a relacionada função. O jogo proposto foi confeccionado de modo simples, reciclável e acessível. A intervenção foi realizada na sala do 3° ano do Ensino Médio Integrado do IFBA, campus Vitória da Conquista. Observamos que o uso desta metodologia atuou como um estímulo significativo para despertar o interesse dos estudantes pelo processo de aprendizado, contribuindo assim para a construção e reconstrução do conhecimento químico abordado no jogo da memória. Os Jogos referentes às Funções Orgânicas surgiram como uma resposta à necessidade de inovação no ensino de química, tendo em vista que, muitas vezes, o ensino é realizado de forma mecânico e pouco intuitivo, criando bloqueios. A utilização do jogo da memória provocou não apenas o aumento do interesse dos estudantes pelo componente de química, mas também uma melhoria em seu desempenho acadêmico. Além de permitir que, futuramente, o mesmo seja aprimorado e personalizado de forma a atender às necessidades específicas dos estudantes, bem como investigar suas implicações em diversas áreas do ensino de química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "QUÍMICA, ATIVIDADE LÚDICA, JOGO DA MEMÓRIA, FUNÇÕES ORGÂNICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "667ec9f64a5b0_28062024113430.pdf" "created_at" => "2024-06-28 11:34:30" "updated_at" => "2024-07-01 09:47:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELQUISEDEQUE DE JESUS FIGUEIRÊDO" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "melqui.jesus157@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }