Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A ARTE E O BRINCAR POR PROJETOS: RESIDENTES E AS INTERAÇÕES DE APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS PEQUENAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107218
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 269
    "inscrito_id" => 2527
    "titulo" => "A ARTE E O BRINCAR POR PROJETOS: RESIDENTES E AS INTERAÇÕES DE APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS PEQUENAS"
    "resumo" => "O brincar é uma ação inerente ao ser humano, as brincadeiras oportunizam às crianças estratégias para o aprender a conviver em sociedade, consoante as mudanças históricas e culturais de cada tempo. Neste estudo apresenta-se as experiências didáticas a partir de um projeto que envolveu as obras de Ivan Cruz numa Creche da rede pública de São Luís, MA, no segundo semestre de 2023. As ações integraram as atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Pedagogia - UFMA, no qual as autoras principais são residentes. Abordou-se com as crianças brincadeiras que ocorriam em outras épocas, comparando as brincadeiras que elas conheciam atualmente, além da produção de brinquedos e releitura de uma obra chamada “Crianças na Praça”, revelando-se mudança da forma de brincar e os materiais utilizados. Observa-se que grande parte das brincadeiras representadas nas obras do artista, eram desconhecidas pelas crianças e outras eram apresentadas a elas por meios da família. Revelando que a cada década o estilo de brincar e os brinquedos vão se modificando, acompanhando principalmente, o avanço tecnológico. O projeto desenvolvido possibilitou que as crianças ampliassem sua visão de mundo e se sentissem pertencentes a ele"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2527_TB269_20042024184656.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÍZA DANIELLE LEITE LEITÃO"
    "autor_nome_curto" => "LAÍZA"
    "autor_email" => "laiza.danielle.l@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107218
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 269
    "inscrito_id" => 2527
    "titulo" => "A ARTE E O BRINCAR POR PROJETOS: RESIDENTES E AS INTERAÇÕES DE APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS PEQUENAS"
    "resumo" => "O brincar é uma ação inerente ao ser humano, as brincadeiras oportunizam às crianças estratégias para o aprender a conviver em sociedade, consoante as mudanças históricas e culturais de cada tempo. Neste estudo apresenta-se as experiências didáticas a partir de um projeto que envolveu as obras de Ivan Cruz numa Creche da rede pública de São Luís, MA, no segundo semestre de 2023. As ações integraram as atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Pedagogia - UFMA, no qual as autoras principais são residentes. Abordou-se com as crianças brincadeiras que ocorriam em outras épocas, comparando as brincadeiras que elas conheciam atualmente, além da produção de brinquedos e releitura de uma obra chamada “Crianças na Praça”, revelando-se mudança da forma de brincar e os materiais utilizados. Observa-se que grande parte das brincadeiras representadas nas obras do artista, eram desconhecidas pelas crianças e outras eram apresentadas a elas por meios da família. Revelando que a cada década o estilo de brincar e os brinquedos vão se modificando, acompanhando principalmente, o avanço tecnológico. O projeto desenvolvido possibilitou que as crianças ampliassem sua visão de mundo e se sentissem pertencentes a ele"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2527_TB269_20042024184656.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAÍZA DANIELLE LEITE LEITÃO"
    "autor_nome_curto" => "LAÍZA"
    "autor_email" => "laiza.danielle.l@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O brincar é uma ação inerente ao ser humano, as brincadeiras oportunizam às crianças estratégias para o aprender a conviver em sociedade, consoante as mudanças históricas e culturais de cada tempo. Neste estudo apresenta-se as experiências didáticas a partir de um projeto que envolveu as obras de Ivan Cruz numa Creche da rede pública de São Luís, MA, no segundo semestre de 2023. As ações integraram as atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Pedagogia - UFMA, no qual as autoras principais são residentes. Abordou-se com as crianças brincadeiras que ocorriam em outras épocas, comparando as brincadeiras que elas conheciam atualmente, além da produção de brinquedos e releitura de uma obra chamada “Crianças na Praça”, revelando-se mudança da forma de brincar e os materiais utilizados. Observa-se que grande parte das brincadeiras representadas nas obras do artista, eram desconhecidas pelas crianças e outras eram apresentadas a elas por meios da família. Revelando que a cada década o estilo de brincar e os brinquedos vão se modificando, acompanhando principalmente, o avanço tecnológico. O projeto desenvolvido possibilitou que as crianças ampliassem sua visão de mundo e se sentissem pertencentes a ele

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.