O presente trabalho que é um relato de experiência que discorre sobre a inclusão, tendo como análise da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), acentua a relevância da inclusão de alunos surdos em um colégio da educação básica, e trás de maneira introdutória o que seria inclusão e qual a sua finalidade no contexto escolar. É feita uma reflexão sobre a realidade dos indivíduos que têm deficiência auditiva. A produção científica tem natureza qualitativa, a fim de olhar as informações sobre a temática de maneira mais contextualizada, bem como trazer a relevância do tema. Foi realizada revisão de literatura sobre a temática da inclusão e da LIBRAS. O trabalho contou com a aplicação de questionários (via formulário) para a obtenção de resultados a fim de que eles pudessem trazer o diagnóstico da realidade dos estudantes surdos em um colégio da educação básica. Foi feita de maneira reiterada referência a questões do questionário. Procura-se interpretar, discorrer sobre as respostas obtidas para assim, expor um pouco da realidade sobre a inclusão de alunos surdos no Colégio de análise e como a instituição busca incluí-los nas atividades escolares. Na parte final do trabalho, é realizada reflexão sobre os resultados obtidos, bem como a relevância do tema do trabalho. Também cita-se a copiosidade do tema abordado e olhares para uma educação mais inclusiva e que visa a equidade no ambiente escolar.