Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

ABORDAGEM PEDAGÓGICA INTEGRADA NO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES POR MEIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, ENGAJAMENTO DOS ALUNOS, MÉTODO DE ENSINO, PRÁTICAS EDUCATIVAS Pôster (PO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107890
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 924
    "inscrito_id" => 44
    "titulo" => "ABORDAGEM PEDAGÓGICA INTEGRADA NO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES POR MEIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "Este estudo visa à implementação de práticas educativas centradas na evolução em uma turma do nono ano do ensino fundamental, com o propósito de estimular o interesse dos alunos e fomentar uma compreensão mais profunda dos conceitos evolutivos. Os procedimentos adotados incluíram a realização de aulas expositivas, demonstração de material didático e uma oficina prática para a criação de fósseis. Os resultados revelaram um aumento significativo no engajamento dos estudantes, evidenciado pelo maior interesse e participação nas atividades propostas. Observou-se que a utilização de metodologias dinâmicas e contextualizadas promoveu um ambiente educacional mais envolvente, favorecendo tanto a compreensão teórica quanto prática dos alunos. Os resultados deste estudo indicam a eficácia dessas práticas educativas em promover a compreensão e o interesse dos alunos pelo tema abordado, sugerindo uma contribuição significativa para o aprimoramento das práticas educativas no ensino de ciências. Este trabalho também sugere a necessidade de mais educadores adotarem abordagens inovadoras em suas salas de aula, preparando assim os alunos para os desafios do mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, ENGAJAMENTO DOS ALUNOS, MÉTODO DE ENSINO, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Portugues"
    "arquivo" => "667d4990943a3_27062024081424.pdf"
    "created_at" => "2024-06-27 08:14:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUEMILY CARINE SARAIVA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Luemily"
    "autor_email" => "saraivaluemily@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107890
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 924
    "inscrito_id" => 44
    "titulo" => "ABORDAGEM PEDAGÓGICA INTEGRADA NO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES POR MEIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "Este estudo visa à implementação de práticas educativas centradas na evolução em uma turma do nono ano do ensino fundamental, com o propósito de estimular o interesse dos alunos e fomentar uma compreensão mais profunda dos conceitos evolutivos. Os procedimentos adotados incluíram a realização de aulas expositivas, demonstração de material didático e uma oficina prática para a criação de fósseis. Os resultados revelaram um aumento significativo no engajamento dos estudantes, evidenciado pelo maior interesse e participação nas atividades propostas. Observou-se que a utilização de metodologias dinâmicas e contextualizadas promoveu um ambiente educacional mais envolvente, favorecendo tanto a compreensão teórica quanto prática dos alunos. Os resultados deste estudo indicam a eficácia dessas práticas educativas em promover a compreensão e o interesse dos alunos pelo tema abordado, sugerindo uma contribuição significativa para o aprimoramento das práticas educativas no ensino de ciências. Este trabalho também sugere a necessidade de mais educadores adotarem abordagens inovadoras em suas salas de aula, preparando assim os alunos para os desafios do mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, ENGAJAMENTO DOS ALUNOS, MÉTODO DE ENSINO, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Portugues"
    "arquivo" => "667d4990943a3_27062024081424.pdf"
    "created_at" => "2024-06-27 08:14:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUEMILY CARINE SARAIVA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "Luemily"
    "autor_email" => "saraivaluemily@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este estudo visa à implementação de práticas educativas centradas na evolução em uma turma do nono ano do ensino fundamental, com o propósito de estimular o interesse dos alunos e fomentar uma compreensão mais profunda dos conceitos evolutivos. Os procedimentos adotados incluíram a realização de aulas expositivas, demonstração de material didático e uma oficina prática para a criação de fósseis. Os resultados revelaram um aumento significativo no engajamento dos estudantes, evidenciado pelo maior interesse e participação nas atividades propostas. Observou-se que a utilização de metodologias dinâmicas e contextualizadas promoveu um ambiente educacional mais envolvente, favorecendo tanto a compreensão teórica quanto prática dos alunos. Os resultados deste estudo indicam a eficácia dessas práticas educativas em promover a compreensão e o interesse dos alunos pelo tema abordado, sugerindo uma contribuição significativa para o aprimoramento das práticas educativas no ensino de ciências. Este trabalho também sugere a necessidade de mais educadores adotarem abordagens inovadoras em suas salas de aula, preparando assim os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.