Este estudo visa à implementação de práticas educativas centradas na evolução em uma turma do nono ano do ensino fundamental, com o propósito de estimular o interesse dos alunos e fomentar uma compreensão mais profunda dos conceitos evolutivos. Os procedimentos adotados incluíram a realização de aulas expositivas, demonstração de material didático e uma oficina prática para a criação de fósseis. Os resultados revelaram um aumento significativo no engajamento dos estudantes, evidenciado pelo maior interesse e participação nas atividades propostas. Observou-se que a utilização de metodologias dinâmicas e contextualizadas promoveu um ambiente educacional mais envolvente, favorecendo tanto a compreensão teórica quanto prática dos alunos. Os resultados deste estudo indicam a eficácia dessas práticas educativas em promover a compreensão e o interesse dos alunos pelo tema abordado, sugerindo uma contribuição significativa para o aprimoramento das práticas educativas no ensino de ciências. Este trabalho também sugere a necessidade de mais educadores adotarem abordagens inovadoras em suas salas de aula, preparando assim os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.