Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

PERCEPÇÕES, VIVÊNCIAS E NOÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL: UM ESTUDO NO IFPB CABEDELO/PB

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A educação sexual enfrenta desafios devido a questões ideológicas, culturais ou religiosas, que podem se tornar barreiras, gerando insegurança para aqueles sem uma base sólida e resultando em dúvidas e questionamentos transmitidos. Nesse contexto, esta pesquisa visa compreender as percepções, vivências e noções de educação sexual dos alunos de maior idade do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Cabedelo. Para a realização deste resumo, aplicou-se uma adaptação de um questionário com base em Abreu (2010), respondido por 32 estudantes. Foi observado que, apesar de muitos alunos afirmarem ter um certo nível de informação sobre educação sexual, uma parte significativa ainda se considera suscetível a contrair Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ou acredita ter recebido informações errôneas sobre o tema ao longo da vida. Isso os torna vulneráveis a questões como identificação de abusos e risco de contrair ISTs, resultado da falta de educação sexual adequada na infância e adolescência, tanto em casa quanto na escola. Os dados sugerem que a educação sexual deve ser ampliada além das aulas de ciências, abordando-a como uma temática cultural transversal, sendo obrigatória conforme os parâmetros curriculares nacionais.

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