RESUMO: Este texto discute a importância da reflexão na prática pedagógica, especialmente no contexto da formação docente, destacando a relevância de uma abordagem reflexiva para aprimorar a formação de professores (as). Baseando-se em conceitos de autores como Tardif, Schön e Zeichner, examina-se a relação entre reflexão e ação no contexto educacional, destacando a necessidade de professores (as) dominarem não apenas o conteúdo acadêmico, mas, também serem capazes de transformá-lo para atender às necessidades de estudantes. O estudo envolveu o atendimento de residentes nas turmas de educação básica com atividades desenvolvidas por estes (as) e pela preceptora do Programa Residência Pedagógica (PRP-Capes), vinculado ao curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A metodologia empregada envolveu a leitura de textos acadêmicos, análise de relatos de experiência e discussão teórica sobre a prática reflexiva. Ao analisar os relatos de experiência de participantes do referido programa, destaca-se a importância da reflexão sobre o contexto de ensino e as necessidades de estudantes, evidenciando a preocupação dos (as) futuros (as) professores (as) com a diversidade e os desafios do ambiente escolar. Os resultados indicam que a reflexão na ação é fundamental para lidar com as complexidades da prática docente.