A mostra didática vem sendo relevante para o processo de ensino e aprendizagem e para a formação básica dos discentes da disciplina de ciências, incentivando a curiosidade para a busca de uma educação sustentável. O artigo tem como objetivo descrever a prática vivenciada em uma mostra didática elaborada pelos alunos da turma de 9º ano do ensino fundamental II da escola Estadual, situada no município de Araguatins-TO, com ênfase no reaproveitamento de materiais reutilizáveis do dia a dia, sendo confeccionados pelos alunos e exposto no auditório da escola para algumas turmas, sendo orientado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que participam do programa Residência Pedagógica. Alguns dos materiais utilizados para confecção da mostra foram garrafas pet, lata de leite, papelão, garrafa de detergente entre outros. Primeiramente foi introduzido aulas de educação e sustentabilidade na turma, e nas aulas práticas os estudantes produziram objetos e apresentaram para a comunidade escolar durante o período matutino, sobre à mesa exposta e algumas turmas da escola foram levadas para conhecer o trabalho feito pelos alunos de forma interativa. O trabalho apresentado relacionou o reaproveitamento de determinados objetos da realidade dos alunos e mostrou a importância da educação ambiental na sala de aula. Nota-se que o trabalho despertou o interesse dos alunos pela disciplina de ciências, contribuindo de forma significativa para a formação do conhecimento científico dos estudantes, quanto para a inovação na educação, tornando os educandos protagonistas do conhecimento.