O Programa de Residência Pedagógica (PRP) visa aprimorar a formação inicial de professores em cursos de licenciatura, oferecendo um ambiente para reflexão e melhoria das práticas de ensino, contribuindo para a construção da identidade profissional. Este relato de experiência busca destacar as contribuições do programa de residência pedagógica na formação inicial do docente, com ênfase na promoção da reflexão sobre a educação inclusiva. Uma prática exemplificativa envolveu o uso de um jogo didático durante aulas de química no ensino médio, não apenas para facilitar a compreensão dos conceitos, mas também para promover a participação e interação de todos os alunos. Observou-se que o PRP surge como uma oportunidade para pensar e planejar estratégias que promovam a inclusão em diferentes áreas de ensino, como o ensino de química. A partir de oportunidades como a observação de aulas, planejamento com preceptores e regência, é possível pensar, planejar e desenvolver aulas mais inclusivas. Um exemplo citado envolve a utilização de jogos didáticos para abordar conceitos químicos, facilitando a participação de todos os alunos, inclusive de um estudante surdo. As atividades lúdicas, como jogos didáticos, são reconhecidas como uma forma eficaz de promover a inclusão em sala de aula, estimulando o desenvolvimento dos alunos. Portanto, a utilização dessas estratégias pode contribuir significativamente para tornar as aulas mais inclusivas, especialmente no contexto do ensino de química.