Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

ENSINO DE HISTÓRIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CENTRO EDUCA MAIS PAULO VI

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107287
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 384
    "inscrito_id" => 3189
    "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CENTRO EDUCA MAIS PAULO VI"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de dois projetos focados no uso de metodologias ativas desenvolvidos no Centro Educa Mais Paulo VI, em São Luís. Estes projetos visaram utilizar de estratégias como a gamificação e a construção de materiais interativos como forma de engajar os estudantes nas temáticas estudadas. Ao longo do módulo apresentado analisamos a abertura que os estudantes apresentaram aos projetos e observamos em que medida o uso de diferentes abordagens metodológicas contribuíram para uma melhor compreensão dos conteúdos estudados. Com a conclusão das atividades, os resultados apresentados apontam para uma maior participação e interesse dos alunos nas aulas com a aplicação de metodologias ativa, além de uma melhor capacidade de articulação dos estudantes sobre as temáticas trabalhadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3189_TB384_25042024235522.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA COÊLHO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA"
    "autor_email" => "mariaclaracoelhom@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107287
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 384
    "inscrito_id" => 3189
    "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CENTRO EDUCA MAIS PAULO VI"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de dois projetos focados no uso de metodologias ativas desenvolvidos no Centro Educa Mais Paulo VI, em São Luís. Estes projetos visaram utilizar de estratégias como a gamificação e a construção de materiais interativos como forma de engajar os estudantes nas temáticas estudadas. Ao longo do módulo apresentado analisamos a abertura que os estudantes apresentaram aos projetos e observamos em que medida o uso de diferentes abordagens metodológicas contribuíram para uma melhor compreensão dos conteúdos estudados. Com a conclusão das atividades, os resultados apresentados apontam para uma maior participação e interesse dos alunos nas aulas com a aplicação de metodologias ativa, além de uma melhor capacidade de articulação dos estudantes sobre as temáticas trabalhadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3189_TB384_25042024235522.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA COÊLHO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA"
    "autor_email" => "mariaclaracoelhom@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de dois projetos focados no uso de metodologias ativas desenvolvidos no Centro Educa Mais Paulo VI, em São Luís. Estes projetos visaram utilizar de estratégias como a gamificação e a construção de materiais interativos como forma de engajar os estudantes nas temáticas estudadas. Ao longo do módulo apresentado analisamos a abertura que os estudantes apresentaram aos projetos e observamos em que medida o uso de diferentes abordagens metodológicas contribuíram para uma melhor compreensão dos conteúdos estudados. Com a conclusão das atividades, os resultados apresentados apontam para uma maior participação e interesse dos alunos nas aulas com a aplicação de metodologias ativa, além de uma melhor capacidade de articulação dos estudantes sobre as temáticas trabalhadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.