Este trabalho descreve uma experiência educativa realizada através do Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Mata Norte, especificamente na Escola Municipal Irmã Guerra. O projeto intitulado "Cada Conto um Reconto" teve como finalidade explorar as práticas de multiletramento e multimodalidade com alunos dos terceiros anos B e C dos anos iniciais, utilizando os contos clássicos "Os Três Porquinhos" e "Chapéuzinho Vermelho". O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto do uso dessas práticas na interpretação e recriação dessas histórias, visando o desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e de autonomia na construção do conhecimento dos estudantes. A metodologia adotada envolveu a aplicação de atividades que incentivaram os alunos a reinterpretarem os clássicos, empregando recursos tecnológicos como aplicativos de edição de texto e design gráfico. Este processo permitiu a digitalização e produção criativa dos recontos, integrando a tecnologia ao aprendizado e promovendo uma experiência educativa enriquecedora. Os dados para este estudo foram coletados a partir da observação direta das atividades em sala de aula, análise dos trabalhos produzidos pelos alunos e retorno tanto dos participantes quanto dos educadores envolvidos. Os resultados obtidos indicaram um engajamento significativo por parte dos alunos, evidenciando o potencial do multiletramento e da multimodalidade para fomentar a formação de leitores e produtores de conhecimento críticos. Este estudo contribui para o campo da pedagogia ao destacar a importância de metodologias inovadoras na educação, especialmente no que se refere à integração de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem.