RECONTO E TECNOLOGIA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CULTURA DIGITAL.
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107402 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 596 "inscrito_id" => 2491 "titulo" => "RECONTO E TECNOLOGIA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CULTURA DIGITAL." "resumo" => "Este trabalho descreve uma experiência educativa realizada através do Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Mata Norte, especificamente na Escola Municipal Irmã Guerra. O projeto intitulado "Cada Conto um Reconto" teve como finalidade explorar as práticas de multiletramento e multimodalidade com alunos dos terceiros anos B e C dos anos iniciais, utilizando os contos clássicos "Os Três Porquinhos" e "Chapéuzinho Vermelho". O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto do uso dessas práticas na interpretação e recriação dessas histórias, visando o desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e de autonomia na construção do conhecimento dos estudantes. A metodologia adotada envolveu a aplicação de atividades que incentivaram os alunos a reinterpretarem os clássicos, empregando recursos tecnológicos como aplicativos de edição de texto e design gráfico. Este processo permitiu a digitalização e produção criativa dos recontos, integrando a tecnologia ao aprendizado e promovendo uma experiência educativa enriquecedora. Os dados para este estudo foram coletados a partir da observação direta das atividades em sala de aula, análise dos trabalhos produzidos pelos alunos e retorno tanto dos participantes quanto dos educadores envolvidos. Os resultados obtidos indicaram um engajamento significativo por parte dos alunos, evidenciando o potencial do multiletramento e da multimodalidade para fomentar a formação de leitores e produtores de conhecimento críticos. Este estudo contribui para o campo da pedagogia ao destacar a importância de metodologias inovadoras na educação, especialmente no que se refere à integração de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2491_TB596_21042024211618.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIARA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAIARA" "autor_email" => "maiara.maria@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107402 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 596 "inscrito_id" => 2491 "titulo" => "RECONTO E TECNOLOGIA: UMA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CULTURA DIGITAL." "resumo" => "Este trabalho descreve uma experiência educativa realizada através do Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Mata Norte, especificamente na Escola Municipal Irmã Guerra. O projeto intitulado "Cada Conto um Reconto" teve como finalidade explorar as práticas de multiletramento e multimodalidade com alunos dos terceiros anos B e C dos anos iniciais, utilizando os contos clássicos "Os Três Porquinhos" e "Chapéuzinho Vermelho". O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto do uso dessas práticas na interpretação e recriação dessas histórias, visando o desenvolvimento de habilidades críticas, criativas e de autonomia na construção do conhecimento dos estudantes. A metodologia adotada envolveu a aplicação de atividades que incentivaram os alunos a reinterpretarem os clássicos, empregando recursos tecnológicos como aplicativos de edição de texto e design gráfico. Este processo permitiu a digitalização e produção criativa dos recontos, integrando a tecnologia ao aprendizado e promovendo uma experiência educativa enriquecedora. Os dados para este estudo foram coletados a partir da observação direta das atividades em sala de aula, análise dos trabalhos produzidos pelos alunos e retorno tanto dos participantes quanto dos educadores envolvidos. Os resultados obtidos indicaram um engajamento significativo por parte dos alunos, evidenciando o potencial do multiletramento e da multimodalidade para fomentar a formação de leitores e produtores de conhecimento críticos. Este estudo contribui para o campo da pedagogia ao destacar a importância de metodologias inovadoras na educação, especialmente no que se refere à integração de tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2491_TB596_21042024211618.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIARA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAIARA" "autor_email" => "maiara.maria@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }