o processo de formação de professores no PIBID envolve muitos elementos: sujeitos – acadêmicos, supervisores e coordenadores, as ações desses sujeitos que são suas experiências nas escolas e universidade compartilhadas nas reuniões do PIBID e as reflexões realizadas a partir de tais experiências. Assim, este trabalho tem como objetivo relatar sobre esta dinâmica. Realizamos reuniões semanais que foram divididas em três momentos: comentários sobre os acontecimentos do PIBID e das escolas, escrita de textos para o evento interno da UFPR e leitura e discussão de textos selecionados. Como princípios, partimos dos conhecimentos prévios dos estudantes e confrontamos esses conhecimentos com o conhecimento sistematizado, gerando assim novos sentidos aos temas trabalhados. Observamos que aos poucos os estudantes conseguiam expor suas experiências em geral positivas nas escolas ou acontecimentos do dia e como lidavam com isso. Esse processo resultou no debate sobre a teoria-prática na Educação Física e na apresentação de trabalhos no evento SIEPE sobre temas diversos e o compartilhamento de suas experiências e reflexões. Esses resultados indicam que a dinâmica proposta para as reuniões do PIBID na Educação Física da UFPR colaborou para que os acadêmicos ganhassem confiança e tomassem decisões que fossem favoráveis ao coletivo tanto no âmbito das escolas como do compartilhamento de ações e ideias junto aos supervisores, coordenadores e colegas acadêmicos.