O artigo aborda a participação de uma acadêmica, bolsista e pesquisadora no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual é desenvolvido juntamente com outros acadêmicos do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Palmas, com enfoque em Literaturas Africanas. O objetivo geral deste trabalho é relatar a experiência de uma pibidiana na elaboração e implementação de sequências didáticas sobre narrativas da literatura africana, utilizando para tal processo os gêneros conto e artigo de opinião. A justificativa destaca a relevância do PIBID na formação de professores e a necessidade de introduzir temas das literaturas africanas na educação básica. O método de trabalho envolveu um período online e outro presencialmente, sendo seguido pela elaboração e execução das sequências didáticas. Os resultados evidenciam a compreensão dos alunos sobre a temática, refletida nos textos produzidos. A conclusão destaca a importância do projeto na formação prática dos futuros professores, além dos desafios enfrentados pela bolsista. O relato ressalta que o PIBID proporciona aprendizado valioso, estimulando a superação de obstáculos e o contínuo desenvolvimento do futuro docente.