Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107432
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 648
    "inscrito_id" => 599
    "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente artigo propõe-se a relatar e refletir acerca da importância do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP/CAPES/UFF), durante outubro de 2022 a março de 2024, no colégio estadual Dr. Adino Xavier (CEDAX), em São Gonçalo - RJ, com a finalidade de destacar a urgência da consolidação do programa na formação acadêmica dos estudantes de licenciatura, especialmente na área de Ciências Sociais, onde visa solidificar a capacidade crítico-reflexiva de seus residentes, fomentando o desenvolvimento da construção de identidade docente e do incremento da práxis educacional. Isto posto, pretendemos, também, utilizar os conceitos-chave sobre o professor reflexivo (Schön, 1982), a formação de professores (Nóvoa, 1992) e os saberes docentes (Tardif, 2014) para legitimar nossa reflexão sobre os processos e repensar a trajetória docente cada vez mais desafiadora na atualidade. Por conseguinte, conseguimos - através dos quase 2 anos, discutir acerca da bagagem crítico-reflexiva que a residência pedagógica nos proporcionou, fazendo com que reavaliássemos outras perspectivas de ensino democrático. Os resultados que obtivemos ao longo do período serviram como afirmação da importância do projeto nas licenciaturas, embora pouco divulgados entre os discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID599_TB648_25042024180659.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA GODOY DE MIRANDA QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "Mariana Godoy"
    "autor_email" => "marianagodoyqueiroz@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107432
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 648
    "inscrito_id" => 599
    "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente artigo propõe-se a relatar e refletir acerca da importância do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP/CAPES/UFF), durante outubro de 2022 a março de 2024, no colégio estadual Dr. Adino Xavier (CEDAX), em São Gonçalo - RJ, com a finalidade de destacar a urgência da consolidação do programa na formação acadêmica dos estudantes de licenciatura, especialmente na área de Ciências Sociais, onde visa solidificar a capacidade crítico-reflexiva de seus residentes, fomentando o desenvolvimento da construção de identidade docente e do incremento da práxis educacional. Isto posto, pretendemos, também, utilizar os conceitos-chave sobre o professor reflexivo (Schön, 1982), a formação de professores (Nóvoa, 1992) e os saberes docentes (Tardif, 2014) para legitimar nossa reflexão sobre os processos e repensar a trajetória docente cada vez mais desafiadora na atualidade. Por conseguinte, conseguimos - através dos quase 2 anos, discutir acerca da bagagem crítico-reflexiva que a residência pedagógica nos proporcionou, fazendo com que reavaliássemos outras perspectivas de ensino democrático. Os resultados que obtivemos ao longo do período serviram como afirmação da importância do projeto nas licenciaturas, embora pouco divulgados entre os discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID599_TB648_25042024180659.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA GODOY DE MIRANDA QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "Mariana Godoy"
    "autor_email" => "marianagodoyqueiroz@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente artigo propõe-se a relatar e refletir acerca da importância do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP/CAPES/UFF), durante outubro de 2022 a março de 2024, no colégio estadual Dr. Adino Xavier (CEDAX), em São Gonçalo - RJ, com a finalidade de destacar a urgência da consolidação do programa na formação acadêmica dos estudantes de licenciatura, especialmente na área de Ciências Sociais, onde visa solidificar a capacidade crítico-reflexiva de seus residentes, fomentando o desenvolvimento da construção de identidade docente e do incremento da práxis educacional. Isto posto, pretendemos, também, utilizar os conceitos-chave sobre o professor reflexivo (Schön, 1982), a formação de professores (Nóvoa, 1992) e os saberes docentes (Tardif, 2014) para legitimar nossa reflexão sobre os processos e repensar a trajetória docente cada vez mais desafiadora na atualidade. Por conseguinte, conseguimos - através dos quase 2 anos, discutir acerca da bagagem crítico-reflexiva que a residência pedagógica nos proporcionou, fazendo com que reavaliássemos outras perspectivas de ensino democrático. Os resultados que obtivemos ao longo do período serviram como afirmação da importância do projeto nas licenciaturas, embora pouco divulgados entre os discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.