O presente artigo propõe-se a relatar e refletir acerca da importância do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP/CAPES/UFF), durante outubro de 2022 a março de 2024, no colégio estadual Dr. Adino Xavier (CEDAX), em São Gonçalo - RJ, com a finalidade de destacar a urgência da consolidação do programa na formação acadêmica dos estudantes de licenciatura, especialmente na área de Ciências Sociais, onde visa solidificar a capacidade crítico-reflexiva de seus residentes, fomentando o desenvolvimento da construção de identidade docente e do incremento da práxis educacional. Isto posto, pretendemos, também, utilizar os conceitos-chave sobre o professor reflexivo (Schön, 1982), a formação de professores (Nóvoa, 1992) e os saberes docentes (Tardif, 2014) para legitimar nossa reflexão sobre os processos e repensar a trajetória docente cada vez mais desafiadora na atualidade. Por conseguinte, conseguimos - através dos quase 2 anos, discutir acerca da bagagem crítico-reflexiva que a residência pedagógica nos proporcionou, fazendo com que reavaliássemos outras perspectivas de ensino democrático. Os resultados que obtivemos ao longo do período serviram como afirmação da importância do projeto nas licenciaturas, embora pouco divulgados entre os discentes.