Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATOS DOS PERCURSOS INICIAIS PARA A DOCÊNCIA VIVENCIADAS POR TRÊS RESIDENTES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107693
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1112
    "inscrito_id" => 1094
    "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATOS DOS PERCURSOS INICIAIS PARA A DOCÊNCIA VIVENCIADAS POR TRÊS RESIDENTES"
    "resumo" => "RESUMO: O programa da Residência Pedagógica é fundamental em sua essência, o presente relato tem por objetivo apresentar as narrativas vivenciadas por três Residentes deste Programa, pois a sua vivência no processo inicial da docência, nos traz os parâmetros norteadores, que nos permitem enquanto profissionais, uma vivência segura em sala de aula, no que tange às peculiaridades do universo da educação na atualidade. Este período nos proporcionou as primeiras vivências através do lidar no universo da educação e desta forma contribuindo significativamente com a caracterização e peculiaridades de cada residente. Esse Programa foi de vital importância, ampliando a nossa visão para muito além de um prisma de possibilidades, na direção da construção do universo educativo. Desta maneira, é notório que a formação do educador vai muito além dos parâmetros dos saberem metodológicos e científicos. A educação pode oferecer múltiplas abordagens para a resolução de problemas, incentivando a criatividade, a inovação e o pensamento crítico, assim como a tolerância e o respeito pela diversidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1094_TB1112_25042024205827.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANOEL CERQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EMANOEL"
    "autor_email" => "emanoelcerqueira1@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107693
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1112
    "inscrito_id" => 1094
    "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATOS DOS PERCURSOS INICIAIS PARA A DOCÊNCIA VIVENCIADAS POR TRÊS RESIDENTES"
    "resumo" => "RESUMO: O programa da Residência Pedagógica é fundamental em sua essência, o presente relato tem por objetivo apresentar as narrativas vivenciadas por três Residentes deste Programa, pois a sua vivência no processo inicial da docência, nos traz os parâmetros norteadores, que nos permitem enquanto profissionais, uma vivência segura em sala de aula, no que tange às peculiaridades do universo da educação na atualidade. Este período nos proporcionou as primeiras vivências através do lidar no universo da educação e desta forma contribuindo significativamente com a caracterização e peculiaridades de cada residente. Esse Programa foi de vital importância, ampliando a nossa visão para muito além de um prisma de possibilidades, na direção da construção do universo educativo. Desta maneira, é notório que a formação do educador vai muito além dos parâmetros dos saberem metodológicos e científicos. A educação pode oferecer múltiplas abordagens para a resolução de problemas, incentivando a criatividade, a inovação e o pensamento crítico, assim como a tolerância e o respeito pela diversidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1094_TB1112_25042024205827.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANOEL CERQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EMANOEL"
    "autor_email" => "emanoelcerqueira1@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

RESUMO: O programa da Residência Pedagógica é fundamental em sua essência, o presente relato tem por objetivo apresentar as narrativas vivenciadas por três Residentes deste Programa, pois a sua vivência no processo inicial da docência, nos traz os parâmetros norteadores, que nos permitem enquanto profissionais, uma vivência segura em sala de aula, no que tange às peculiaridades do universo da educação na atualidade. Este período nos proporcionou as primeiras vivências através do lidar no universo da educação e desta forma contribuindo significativamente com a caracterização e peculiaridades de cada residente. Esse Programa foi de vital importância, ampliando a nossa visão para muito além de um prisma de possibilidades, na direção da construção do universo educativo. Desta maneira, é notório que a formação do educador vai muito além dos parâmetros dos saberem metodológicos e científicos. A educação pode oferecer múltiplas abordagens para a resolução de problemas, incentivando a criatividade, a inovação e o pensamento crítico, assim como a tolerância e o respeito pela diversidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.