Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO PIBID PARA AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: INCLUSÃO E APRENDIZAGENS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107302
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 428
    "inscrito_id" => 2634
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO PIBID PARA AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: INCLUSÃO E APRENDIZAGENS"
    "resumo" => "O presente artigo tem como finalidade mostrar experiências desenvolvidas no programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID), que resultou de forma satisfatória na formação discente das alunas, o projeto tem desempenhado um papel fundamental na formação inicial dos futuros professores, proporcionando-lhes experiências práticas e reflexivas que complementam sua formação acadêmica. Por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, os bolsistas do PIBID têm a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar e desenvolver habilidades pedagógicas essenciais para o exercício da docência. A importância de nossas experiências reside em evidenciar o papel do Pibid na sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento de práticas pedagógicas com o intuito de promover a inclusão das atividades escolares. Os cursos ofertados proporcionavam um ambiente de aprendizado para ambos os lados, procurando romper com uma educação mais tradicional, dessa maneira, optamos por introduzir metodologias divertidas em sala de aula, como jogos educativos, brincadeiras e práticas discentes mais dinâmicas, a fim de facilitar e acelerar o processo de aprendizagem. O programa Pibid interdisciplinar criou um novo ambiente de conhecimentos evidentes, unindo esforços para desenvolver estratégias de ensino adequadas aos alunos e buscando proporcionar uma educação de fácil assimilação, a convivência com as diferenças possibilitou aos alunos aprenderem importantes lições, a diversidade é uma construção da sociedade e essas batalhas diárias nos levam a vencer gradativamente certas discriminações e preconceitos. Pouco a pouco, e de forma significativa, estamos conseguindo criar uma sociedade aberta e inclusiva, com pensamentos e atitudes que nos inspiram esperança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2634_TB428_23032024150051.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VIVIAN PINTO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Vivian"
    "autor_email" => "maria.oliveira01221@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107302
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 428
    "inscrito_id" => 2634
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DO PIBID PARA AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: INCLUSÃO E APRENDIZAGENS"
    "resumo" => "O presente artigo tem como finalidade mostrar experiências desenvolvidas no programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID), que resultou de forma satisfatória na formação discente das alunas, o projeto tem desempenhado um papel fundamental na formação inicial dos futuros professores, proporcionando-lhes experiências práticas e reflexivas que complementam sua formação acadêmica. Por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, os bolsistas do PIBID têm a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar e desenvolver habilidades pedagógicas essenciais para o exercício da docência. A importância de nossas experiências reside em evidenciar o papel do Pibid na sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento de práticas pedagógicas com o intuito de promover a inclusão das atividades escolares. Os cursos ofertados proporcionavam um ambiente de aprendizado para ambos os lados, procurando romper com uma educação mais tradicional, dessa maneira, optamos por introduzir metodologias divertidas em sala de aula, como jogos educativos, brincadeiras e práticas discentes mais dinâmicas, a fim de facilitar e acelerar o processo de aprendizagem. O programa Pibid interdisciplinar criou um novo ambiente de conhecimentos evidentes, unindo esforços para desenvolver estratégias de ensino adequadas aos alunos e buscando proporcionar uma educação de fácil assimilação, a convivência com as diferenças possibilitou aos alunos aprenderem importantes lições, a diversidade é uma construção da sociedade e essas batalhas diárias nos levam a vencer gradativamente certas discriminações e preconceitos. Pouco a pouco, e de forma significativa, estamos conseguindo criar uma sociedade aberta e inclusiva, com pensamentos e atitudes que nos inspiram esperança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2634_TB428_23032024150051.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VIVIAN PINTO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Vivian"
    "autor_email" => "maria.oliveira01221@alunos.ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente artigo tem como finalidade mostrar experiências desenvolvidas no programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência (PIBID), que resultou de forma satisfatória na formação discente das alunas, o projeto tem desempenhado um papel fundamental na formação inicial dos futuros professores, proporcionando-lhes experiências práticas e reflexivas que complementam sua formação acadêmica. Por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, os bolsistas do PIBID têm a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar e desenvolver habilidades pedagógicas essenciais para o exercício da docência. A importância de nossas experiências reside em evidenciar o papel do Pibid na sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento de práticas pedagógicas com o intuito de promover a inclusão das atividades escolares. Os cursos ofertados proporcionavam um ambiente de aprendizado para ambos os lados, procurando romper com uma educação mais tradicional, dessa maneira, optamos por introduzir metodologias divertidas em sala de aula, como jogos educativos, brincadeiras e práticas discentes mais dinâmicas, a fim de facilitar e acelerar o processo de aprendizagem. O programa Pibid interdisciplinar criou um novo ambiente de conhecimentos evidentes, unindo esforços para desenvolver estratégias de ensino adequadas aos alunos e buscando proporcionar uma educação de fácil assimilação, a convivência com as diferenças possibilitou aos alunos aprenderem importantes lições, a diversidade é uma construção da sociedade e essas batalhas diárias nos levam a vencer gradativamente certas discriminações e preconceitos. Pouco a pouco, e de forma significativa, estamos conseguindo criar uma sociedade aberta e inclusiva, com pensamentos e atitudes que nos inspiram esperança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.