SANTOS, Ianny Íllary Medeiros et al.. . Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/107338>. Acesso em: 24/11/2024 21:02
O presente trabalho se propõe a apresentar uma proposta de Sequência didática que tem como objeto matemático a área do círculo. A mesma está alicerçada na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e conta com o uso de materiais concretos confeccionados em MDF cru. Foi aplicada em uma turma do terceiro ano do ensino médio e é composta por três tarefas nas quais, a partir da manipulação de materiais concretos, os estudantes deveriam conjecturar a respeito da área do círculo partindo de dois métodos: dos egípcios antigos e o tradicional encontrado nos livros didáticos. Foi possível observar que além do ambiente motivador e dinâmico, os discentes conseguiram se aproximar da área do círculo. Além disso, demonstra ser muito agregador aos estudantes por propiciar a possibilidade de conhecer sobre objetos matemáticos a partir das contribuições de povos não eurocêntricos.