Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: SINGULARIDADES DESENHADAS NA ESCRITA DOS BOLSISTAS ID - PIBID/LETRAS/UNEB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 08: Alfabetização e letramento
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107150
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 606
    "titulo" => "AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: SINGULARIDADES DESENHADAS NA ESCRITA DOS BOLSISTAS ID - PIBID/LETRAS/UNEB"
    "resumo" => "As práticas de letramentos revelam historicidade, em que a ideologia, a cultura e as tradições são consideradas. Elas assumem a complexidade da vida social, a pluralidade dos contextos sociais e culturais. São dinâmicas, assim como os processos e as mudanças que ocorrem no meio social. Enquanto prática social, acadêmica e principalmente profissional, o Programa de Iniciação à Docência – PIBID, reflete reforça e transforma os valores educacionais, culturais e ideológicos da esfera em que essa prática se desenvolve. Com isso, as práticas de letramento são mobilizadas nas situações comunicativas em que o aluno experencia e propicia atividades de leitura e escrita que se torna agência em termos de ser fundamental para a construção da profissionalidade docente. O objetivo desta pesquisa é fomentar discussões de caráter teórico-metodológico acerca da formação inicial dos discentes do segundo e quarto semestres do curso de Letras do campus IV da Uneb que participam como bolsistas de Iniciação à docência, analisando excertos dos relatos de experiência escritos em janeiro de 2024. Metodologicamente, nossa análise assentou-se na abordagem qualitativa e interpretativista de pesquisa (MOITA-LOPES, 2006), considerando o objeto e os procedimentos de análise aqui empreendidos. A partir das reflexões acerca deste estudo, constatamos que ele sinaliza para uma consciência do conceito dos eventos e das práticas de letramento acadêmico dos bolsistas, aponta para uma mudança de postura acadêmica do professor de Língua Portuguesa em formação inicial, bem como para possíveis ressignificações nos processos de ensino e de aprendizagem da língua materna."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID606_TB160_21042024111301.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA REGINA MENDES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MENDES"
    "autor_email" => "marciarmendessantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107150
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 606
    "titulo" => "AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: SINGULARIDADES DESENHADAS NA ESCRITA DOS BOLSISTAS ID - PIBID/LETRAS/UNEB"
    "resumo" => "As práticas de letramentos revelam historicidade, em que a ideologia, a cultura e as tradições são consideradas. Elas assumem a complexidade da vida social, a pluralidade dos contextos sociais e culturais. São dinâmicas, assim como os processos e as mudanças que ocorrem no meio social. Enquanto prática social, acadêmica e principalmente profissional, o Programa de Iniciação à Docência – PIBID, reflete reforça e transforma os valores educacionais, culturais e ideológicos da esfera em que essa prática se desenvolve. Com isso, as práticas de letramento são mobilizadas nas situações comunicativas em que o aluno experencia e propicia atividades de leitura e escrita que se torna agência em termos de ser fundamental para a construção da profissionalidade docente. O objetivo desta pesquisa é fomentar discussões de caráter teórico-metodológico acerca da formação inicial dos discentes do segundo e quarto semestres do curso de Letras do campus IV da Uneb que participam como bolsistas de Iniciação à docência, analisando excertos dos relatos de experiência escritos em janeiro de 2024. Metodologicamente, nossa análise assentou-se na abordagem qualitativa e interpretativista de pesquisa (MOITA-LOPES, 2006), considerando o objeto e os procedimentos de análise aqui empreendidos. A partir das reflexões acerca deste estudo, constatamos que ele sinaliza para uma consciência do conceito dos eventos e das práticas de letramento acadêmico dos bolsistas, aponta para uma mudança de postura acadêmica do professor de Língua Portuguesa em formação inicial, bem como para possíveis ressignificações nos processos de ensino e de aprendizagem da língua materna."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID606_TB160_21042024111301.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA REGINA MENDES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MENDES"
    "autor_email" => "marciarmendessantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

As práticas de letramentos revelam historicidade, em que a ideologia, a cultura e as tradições são consideradas. Elas assumem a complexidade da vida social, a pluralidade dos contextos sociais e culturais. São dinâmicas, assim como os processos e as mudanças que ocorrem no meio social. Enquanto prática social, acadêmica e principalmente profissional, o Programa de Iniciação à Docência – PIBID, reflete reforça e transforma os valores educacionais, culturais e ideológicos da esfera em que essa prática se desenvolve. Com isso, as práticas de letramento são mobilizadas nas situações comunicativas em que o aluno experencia e propicia atividades de leitura e escrita que se torna agência em termos de ser fundamental para a construção da profissionalidade docente. O objetivo desta pesquisa é fomentar discussões de caráter teórico-metodológico acerca da formação inicial dos discentes do segundo e quarto semestres do curso de Letras do campus IV da Uneb que participam como bolsistas de Iniciação à docência, analisando excertos dos relatos de experiência escritos em janeiro de 2024. Metodologicamente, nossa análise assentou-se na abordagem qualitativa e interpretativista de pesquisa (MOITA-LOPES, 2006), considerando o objeto e os procedimentos de análise aqui empreendidos. A partir das reflexões acerca deste estudo, constatamos que ele sinaliza para uma consciência do conceito dos eventos e das práticas de letramento acadêmico dos bolsistas, aponta para uma mudança de postura acadêmica do professor de Língua Portuguesa em formação inicial, bem como para possíveis ressignificações nos processos de ensino e de aprendizagem da língua materna.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.