O trabalho aborda resultados de pesquisa a partir de vivências no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em escola pública municipal de Angicos/RN. O trabalho destaca a importância da Educação Ambiental diante da problemática ambiental global. Este trabalho busca explorar as limitações que constituem obstáculos para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental Crítica, bem como as possibilidades de oportunizar a disseminação de uma consciência crítica em face dos problemas socioambientais contemporâneos. Quanto aos procedimentos metodológicos, recorremos à observação participante para a obtenção de materiais para a análise das práticas pedagógicas da escola, além do estudo de autores do campo para embasamento teórico. Foi constatado que o ambiente escolar reflete uma visão reducionista sobre o meio ambiente, ao abordar questões como lixo, água e biodiversidade de forma superficial e fragmentada, desconsiderando os condicionantes culturais, econômicos, políticos e sociais. Constatamos uma limitação na abordagem das temáticas ambientais, aspecto que aponta para a necessidade de redirecionamento educacional sobre a questão ambiental para uma compreensão mais profunda. Portanto, reconhecemos que a inclusão de abordagens críticas no tratamento da problemática ambiental constitui um desafio para a formação continuada de educadores, bem como o engajamento da comunidade escolar.