Entre as inúmeras dificuldades no ensino do espanhol como língua estrangeira (ELE), destaca-se a carência de materiais didáticos acessíveis que atendam às necessidades e diversidades do alunado. Forçando os docentes a produzirem seus próprios conteúdos. Dessa forma, este artigo em questão tem como objetivo avaliar a importância da criação e utilização de materiais didáticos para motivar o ensino-aprendizagem nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Esta pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e levantamento de dados. A coleta de informações refere-se à observação em duas escolas públicas de Salvador/Bahia. Observamos que dentro das diferentes dificuldades ao longo da pesquisa, os maiores problemas foram acesso à internet, disponibilidade de equipamentos tecnológicos, papelaria e recursos pedagógicos. Com base nos pressupostos da motivação e criação de materiais didáticos para o ensino de Línguas Estrangeiras (LE) de Castoldi e Polinarski (2009), Vilaça (2012), Paiva (2014) e Fontes e Duarte (2017). Encontramos como solução, a criação do e-book de apoio, jogos de tabuleiros e digitais e brincadeiras lúdicas, a partir disso, notamos o aumento na participação ativa dos estudantes, colaboração entre os alunos, bem como um engajamento mais expressivo em comparação ao início das aulas. Essas constatações indicam a eficácia do uso de materiais didáticos na promoção da motivação e a importância de estratégias pedagógicas que valorizem a utilização de recursos didáticos como ferramentas efetivas para incentivar o processo educacional.