: Os licenciandos (as), futuros professores, adentrarão no universo escolar e educacional e o que a realidade nos mostra é que este futuro trabalhador (a) poderá enfrentar percalços em decorrência de uma cultura escolar e de políticas públicas que não são efetivas para proteger a saúde do trabalhador (a) e lhe garantir o lazer como um direito social. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar o trabalho docente e a necessidade de políticas públicas, considerando os processos educativos da educação para e pelo lazer e para a saúde. Trata-se de um trabalho de revisão de literatura, exploratório. Os resultados indicam que o professor (a) que atua na escola é o sujeito que se inclui no quadro de problemas de saúde que envolve grande parte da população, com um tempo disponível reduzido para realizar atividades do contexto do lazer e em prol de sua saúde. A situação se agrava pela ausência de políticas públicas efetivas direcionadas à educação para e pelo lazer e para a saúde, sendo que a tradição brasileira de políticas públicas é voltada à grandes movimentos esportivos e atividades sazonais. A solução para isso está na elaboração e execução de ações políticas que aproximem a saúde e o lazer no sentido de beneficiar o (a) trabalhador (a) brasileiro, em especial, o (a) que atua na escola.