O lúdico desempenha um papel fundamental no ensino, proporciona uma abordagem mais dinâmica e interativa, tornando o aprendizado mais significativo e prazeroso aos alunos. No ensino da geografia, o lúdico desenvolve um papel primordial ao tornar o estudo dos aspectos físicos, humanos e ambientais do espaço geográfico mais interessante e acessível. Através de jogos, mapas interativos e outras dinâmicas, os estudantes podem explorar conceitos geográficos complexos de forma mais concreta e significativa. O objetivo deste texto é apresentar o relato da oficina que foi desenvolvida no âmbito do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) em sala de aula, a fim de expor a importância do lúdico no cotidiano escolar, e mostrar os pontos positivos e negativos que tivemos ao decorrer da oficina. Essa experiência ocorreu na Escola Municipal João Costa de Oliveira, localizada no bairro Newton Pereira, uma área vulnerável caracterizada pela carência em vários aspectos físicos e sociais, especialmente após as enchentes em União dos Palmares. O lúdico estimula a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico, elementos essenciais no estudo da geografia. O Bingo Geográfico como jogo visou proporcionar aprendizado por meio de atividade lúdica e interativa, permitindo que os alunos participem de um jogo de conceitos-chave, respondendo a perguntas relacionadas ao tema em estudo sobre as regiões brasileiras. O envolvimento dos alunos em atividades lúdicas como o Bingo Geográfico, contribui para o ensino da geografia uma aprendizagem mais significativa, onde não apenas memorizam informações, mas desenvolvem habilidades de análise, interpretação e síntese, fundamentais para a compreensão do mundo que os cerca.