A presente comunicação visa apresentar a experiência com um instrumental didático pedagógico ou ‘ferramentas’ analógicas utilizadas para ministração de aulas na Escola Estadual Zuza Januário, Caicó-RN, no ano de 2023. Ressalta-se que, atualmente, o ambiente virtual está presente no cotidiano escolar, trazendo novas alternativas para o ensino de História, mas essa realidade não abrange a vivência de todas as escolas públicas do Brasil. Na atualidade, a presença da era digital se faz iminente em todos os ambientes da sociedade, o que possibilitou a ressignificação de ‘ferramentas’ metodológicas analógicas, utilizadas como mecanismos didáticos para consolidar um ensino de História mais dinâmico e democrático levando em consideração que nem todos possuem acesso ao instrumental digital tecnológico. Dessa maneira, entendemos a relevância em utilizar ferramentas didáticas-pedagógicas para enriquecer as aulas e sobretudo que foquem mais no sujeito aprendente. A confecção de ferramentas usadas nas experiências do PIBID/HISTÓRIA/CERES tais como: kahoot adaptado, jogo da memória, perguntas e respostas é exemplo do que foi executado durante as intervenções. Por fim, a adaptação dessas ferramentas demonstrou um satisfatório resultado na adesão dos alunos e nas atividades desenvolvidas, possibilitando aulas lúdicas, proveitosas e apresentando uma nova forma de ensino, instigante mesmo sem o uso do ambiente virtual.