Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

INOVAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107312
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 659
    "titulo" => "INOVAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este projeto, realizado por três graduandos de Letras - Português através do PIBID, desenvolve, através de formas inovadoras de ensino e produção, a autoria dos estudantes com o intuito da formação cidadã completa. Fez-se, a partir dos resultados de um questionário diagnóstico, atividades que instigassem a criatividade do aluno. Foram levados, para facilitar ainda mais a produção, para além da leitura, livros literários para dentro da sala de aula, de modo que, ao final, produzissem um livro próprio deles, oficializando sua autoria. Os resultados do questionário diagnóstico mostraram onde os nossos esforços deveriam ser direcionados. A forma descontraída de tratar assuntos sérios levou a uma maior liberdade dos alunos para falarem sobre suas próprias perspectivas acadêmicas. Toda a produção, no fim, foi disponibilizada na forma de um livreto, onde todos puderam, satisfatoriamente, compartilhar e se orgulhar de suas próprias produções. O entusiasmo dos estudantes demonstra que, mesmo em uma turma que não parece demonstrar interesse, este pode ser, sempre, revelado e explorado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID659_TB444_23042024081603.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA HELENA FIALHO PEREIRA DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA HELENA FI"
    "autor_email" => "luciafialho1972@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107312
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 659
    "titulo" => "INOVAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este projeto, realizado por três graduandos de Letras - Português através do PIBID, desenvolve, através de formas inovadoras de ensino e produção, a autoria dos estudantes com o intuito da formação cidadã completa. Fez-se, a partir dos resultados de um questionário diagnóstico, atividades que instigassem a criatividade do aluno. Foram levados, para facilitar ainda mais a produção, para além da leitura, livros literários para dentro da sala de aula, de modo que, ao final, produzissem um livro próprio deles, oficializando sua autoria. Os resultados do questionário diagnóstico mostraram onde os nossos esforços deveriam ser direcionados. A forma descontraída de tratar assuntos sérios levou a uma maior liberdade dos alunos para falarem sobre suas próprias perspectivas acadêmicas. Toda a produção, no fim, foi disponibilizada na forma de um livreto, onde todos puderam, satisfatoriamente, compartilhar e se orgulhar de suas próprias produções. O entusiasmo dos estudantes demonstra que, mesmo em uma turma que não parece demonstrar interesse, este pode ser, sempre, revelado e explorado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID659_TB444_23042024081603.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA HELENA FIALHO PEREIRA DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA HELENA FI"
    "autor_email" => "luciafialho1972@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este projeto, realizado por três graduandos de Letras - Português através do PIBID, desenvolve, através de formas inovadoras de ensino e produção, a autoria dos estudantes com o intuito da formação cidadã completa. Fez-se, a partir dos resultados de um questionário diagnóstico, atividades que instigassem a criatividade do aluno. Foram levados, para facilitar ainda mais a produção, para além da leitura, livros literários para dentro da sala de aula, de modo que, ao final, produzissem um livro próprio deles, oficializando sua autoria. Os resultados do questionário diagnóstico mostraram onde os nossos esforços deveriam ser direcionados. A forma descontraída de tratar assuntos sérios levou a uma maior liberdade dos alunos para falarem sobre suas próprias perspectivas acadêmicas. Toda a produção, no fim, foi disponibilizada na forma de um livreto, onde todos puderam, satisfatoriamente, compartilhar e se orgulhar de suas próprias produções. O entusiasmo dos estudantes demonstra que, mesmo em uma turma que não parece demonstrar interesse, este pode ser, sempre, revelado e explorado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.