O presente texto trata-se de um relato de experiência vivenciado durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, em que aplicamos uma atividade em que introduzimos o gênero textual HQ em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. O objetivo do trabalho é apresentar os resultados obtidos com a realização dessa prática em sala de aula. Utilizamos uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas para melhor trabalhar a temática com a turma. Na primeira etapa houve uma explanação do gênero textual, por conseguinte, a produção de HQs pelos alunos. A introdução teórica e recursos visuais utilizados foram essenciais para a apresentação do gênero textual, o que auxiliou os alunos a criarem suas próprias produções, assim, estimulando a autonomia, criatividade e talentos dos mesmos. A experiência permitiu trabalhar a interação entre os alunos, pois as produções foram feitas em grupos. Além disso, essa abordagem prática também auxiliou na resolução de conflitos e divergências que surgiram durante o processo da prática. A análise da prática relatada demonstra eficiente aprimoramento das habilidades de escrita e leitura, potencializando os conhecimentos adquiridos pelos alunos, ao mesmo tempo que aponta o planejamento e o replanejamento das bolsistas em suas ações em sala de aula.