HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E APRENDIZAGEM: UMA FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107256 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 325 "inscrito_id" => 225 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E APRENDIZAGEM: UMA FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "O presente texto trata-se de um relato de experiência vivenciado durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, em que aplicamos uma atividade em que introduzimos o gênero textual HQ em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. O objetivo do trabalho é apresentar os resultados obtidos com a realização dessa prática em sala de aula. Utilizamos uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas para melhor trabalhar a temática com a turma. Na primeira etapa houve uma explanação do gênero textual, por conseguinte, a produção de HQs pelos alunos. A introdução teórica e recursos visuais utilizados foram essenciais para a apresentação do gênero textual, o que auxiliou os alunos a criarem suas próprias produções, assim, estimulando a autonomia, criatividade e talentos dos mesmos. A experiência permitiu trabalhar a interação entre os alunos, pois as produções foram feitas em grupos. Além disso, essa abordagem prática também auxiliou na resolução de conflitos e divergências que surgiram durante o processo da prática. A análise da prática relatada demonstra eficiente aprimoramento das habilidades de escrita e leitura, potencializando os conhecimentos adquiridos pelos alunos, ao mesmo tempo que aponta o planejamento e o replanejamento das bolsistas em suas ações em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID225_TB325_19042024155519.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELE DE OLIVEIRA MORAIS ALVES" "autor_nome_curto" => "MARIELE" "autor_email" => "olivermari275@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107256 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 325 "inscrito_id" => 225 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E APRENDIZAGEM: UMA FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "O presente texto trata-se de um relato de experiência vivenciado durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, em que aplicamos uma atividade em que introduzimos o gênero textual HQ em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. O objetivo do trabalho é apresentar os resultados obtidos com a realização dessa prática em sala de aula. Utilizamos uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas para melhor trabalhar a temática com a turma. Na primeira etapa houve uma explanação do gênero textual, por conseguinte, a produção de HQs pelos alunos. A introdução teórica e recursos visuais utilizados foram essenciais para a apresentação do gênero textual, o que auxiliou os alunos a criarem suas próprias produções, assim, estimulando a autonomia, criatividade e talentos dos mesmos. A experiência permitiu trabalhar a interação entre os alunos, pois as produções foram feitas em grupos. Além disso, essa abordagem prática também auxiliou na resolução de conflitos e divergências que surgiram durante o processo da prática. A análise da prática relatada demonstra eficiente aprimoramento das habilidades de escrita e leitura, potencializando os conhecimentos adquiridos pelos alunos, ao mesmo tempo que aponta o planejamento e o replanejamento das bolsistas em suas ações em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID225_TB325_19042024155519.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELE DE OLIVEIRA MORAIS ALVES" "autor_nome_curto" => "MARIELE" "autor_email" => "olivermari275@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }