Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO DIGITAL NO PIBID DE QUÍMICA: UM NOVO PARADIGMA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107354
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 517
    "inscrito_id" => 441
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO DIGITAL NO PIBID DE QUÍMICA: UM NOVO PARADIGMA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM?"
    "resumo" => "O Ensino Remeto Emergencial (ERE) durante a pandemia evidencia a importância da Educação Digital (ED) e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no PIBID, o que nos objetiva a debates mais amplos no campo da educação. Os dados apresentados reportam as atividades e experiências na ED do PIBID de química na UFAM pelo uso das TDIC como método de ensino e da aprendizagem na formação continuada de professores e bolsistas. Os resultados encontrados apontaram quão valiosos foram os usos das TDIC no ERE enquanto ferramenta de trabalho, bem como, formadora de pontes que aproximaram os bolsistas de outras instituições parceiras de ensino do país (Estados do norte, nordestes e sul), ao compartilharem saberes, culturas e olhares diversos de suas realidades sociais. Os dados indicam que a aprendizagem da ED deve ser, imprescindivelmente, estimulada como uma ferramenta usual e auxiliar em sala de aula, bem como à formação continuada de professores e licenciandos no país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID441_TB517_27032024193342.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PIERRE ANDRE DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PIERRE"
    "autor_email" => "profpierreandre@ufam.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107354
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 517
    "inscrito_id" => 441
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO DIGITAL NO PIBID DE QUÍMICA: UM NOVO PARADIGMA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM?"
    "resumo" => "O Ensino Remeto Emergencial (ERE) durante a pandemia evidencia a importância da Educação Digital (ED) e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no PIBID, o que nos objetiva a debates mais amplos no campo da educação. Os dados apresentados reportam as atividades e experiências na ED do PIBID de química na UFAM pelo uso das TDIC como método de ensino e da aprendizagem na formação continuada de professores e bolsistas. Os resultados encontrados apontaram quão valiosos foram os usos das TDIC no ERE enquanto ferramenta de trabalho, bem como, formadora de pontes que aproximaram os bolsistas de outras instituições parceiras de ensino do país (Estados do norte, nordestes e sul), ao compartilharem saberes, culturas e olhares diversos de suas realidades sociais. Os dados indicam que a aprendizagem da ED deve ser, imprescindivelmente, estimulada como uma ferramenta usual e auxiliar em sala de aula, bem como à formação continuada de professores e licenciandos no país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID441_TB517_27032024193342.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PIERRE ANDRE DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PIERRE"
    "autor_email" => "profpierreandre@ufam.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O Ensino Remeto Emergencial (ERE) durante a pandemia evidencia a importância da Educação Digital (ED) e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no PIBID, o que nos objetiva a debates mais amplos no campo da educação. Os dados apresentados reportam as atividades e experiências na ED do PIBID de química na UFAM pelo uso das TDIC como método de ensino e da aprendizagem na formação continuada de professores e bolsistas. Os resultados encontrados apontaram quão valiosos foram os usos das TDIC no ERE enquanto ferramenta de trabalho, bem como, formadora de pontes que aproximaram os bolsistas de outras instituições parceiras de ensino do país (Estados do norte, nordestes e sul), ao compartilharem saberes, culturas e olhares diversos de suas realidades sociais. Os dados indicam que a aprendizagem da ED deve ser, imprescindivelmente, estimulada como uma ferramenta usual e auxiliar em sala de aula, bem como à formação continuada de professores e licenciandos no país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.