A utilização de recursos didáticos, como maquetes, visa auxiliar o professor em sala de aula, facilitando, incentivando e possibilitando uma melhor interpretação do conteúdo a ser trabalhado, dando a possibilidade de um entendimento mais eficaz de forma atrativa, criativa e lúdica. Este relato teve como objetivo o uso de maquete, enquanto ferramenta para tornar efetivo o ensino de Ciências, focado no desenvolvimento de temáticas referentes à Astronomia. Desenvolvido em uma escola da rede pública do município de Cametá – PA, EMEF São João Batista, por bolsistas PIBID, da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins, com alunos do 8° ano, dividida em dois momentos: aula teórica, expositiva-dialogada e construção e socialização das maquetes. Os resultados obtidos com a construção e socialização das maquetes foram produtivos, os alunos sentiram-se interessados na atividade lúdica e ficaram engajados durante o processo, esses fatos mostram que o uso desse recurso didático pode contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico. No cenário atual educacional, buscar estratégias metodológicas é essencial para tornar o ensino efetivo, saindo de aulas monótonas e cansativas, tanto para o professor, como para o aluno, para vivenciar uma abordagem construtivista, que é essencial na área de Ciências da Natureza. Trabalhos como este são importantes no processo de ensino-aprendizagem, pelo fato de ser uma abordagem diferente do ensino tradicional, proporcionado novas perspectivas no contexto educacional, possibilitando ao professor um aproveitamento melhor na mediação de conteúdos na sala de aula.