Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

MAQUETE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS: ABORDAGEM EDUCACIONAL PIBIDIANA NA EMEF SÃO JOÃO BATISTA, CAMETÁ – PA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107234
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 291
    "inscrito_id" => 2197
    "titulo" => "MAQUETE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS: ABORDAGEM EDUCACIONAL PIBIDIANA NA EMEF SÃO JOÃO BATISTA, CAMETÁ – PA"
    "resumo" => "A utilização de recursos didáticos, como maquetes, visa auxiliar o professor em sala de aula, facilitando, incentivando e possibilitando uma melhor interpretação do conteúdo a ser trabalhado, dando a possibilidade de um entendimento mais eficaz de forma atrativa, criativa e lúdica. Este relato teve como objetivo o uso de maquete, enquanto ferramenta para tornar efetivo o ensino de Ciências, focado no desenvolvimento de temáticas referentes à Astronomia. Desenvolvido em uma escola da rede pública do município de Cametá – PA, EMEF São João Batista, por bolsistas PIBID, da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins, com alunos do 8° ano, dividida em dois momentos: aula teórica, expositiva-dialogada e construção e socialização das maquetes. Os resultados obtidos com a construção e socialização das maquetes foram produtivos, os alunos sentiram-se interessados na atividade lúdica e ficaram engajados durante o processo, esses fatos mostram que o uso desse recurso didático pode contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico. No cenário atual educacional, buscar estratégias metodológicas é essencial para tornar o ensino efetivo, saindo de aulas monótonas e cansativas, tanto para o professor, como para o aluno, para vivenciar uma abordagem construtivista, que é essencial na área de Ciências da Natureza. Trabalhos como este são importantes no processo de ensino-aprendizagem, pelo fato de ser uma abordagem diferente do ensino tradicional, proporcionado novas perspectivas no contexto educacional, possibilitando ao professor um aproveitamento melhor na mediação de conteúdos na sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2197_TB291_18042024181754.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CARNEIRO DE SOUZA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO SOUZA"
    "autor_email" => "francisco.souza.junior@cameta.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107234
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 291
    "inscrito_id" => 2197
    "titulo" => "MAQUETE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS: ABORDAGEM EDUCACIONAL PIBIDIANA NA EMEF SÃO JOÃO BATISTA, CAMETÁ – PA"
    "resumo" => "A utilização de recursos didáticos, como maquetes, visa auxiliar o professor em sala de aula, facilitando, incentivando e possibilitando uma melhor interpretação do conteúdo a ser trabalhado, dando a possibilidade de um entendimento mais eficaz de forma atrativa, criativa e lúdica. Este relato teve como objetivo o uso de maquete, enquanto ferramenta para tornar efetivo o ensino de Ciências, focado no desenvolvimento de temáticas referentes à Astronomia. Desenvolvido em uma escola da rede pública do município de Cametá – PA, EMEF São João Batista, por bolsistas PIBID, da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins, com alunos do 8° ano, dividida em dois momentos: aula teórica, expositiva-dialogada e construção e socialização das maquetes. Os resultados obtidos com a construção e socialização das maquetes foram produtivos, os alunos sentiram-se interessados na atividade lúdica e ficaram engajados durante o processo, esses fatos mostram que o uso desse recurso didático pode contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico. No cenário atual educacional, buscar estratégias metodológicas é essencial para tornar o ensino efetivo, saindo de aulas monótonas e cansativas, tanto para o professor, como para o aluno, para vivenciar uma abordagem construtivista, que é essencial na área de Ciências da Natureza. Trabalhos como este são importantes no processo de ensino-aprendizagem, pelo fato de ser uma abordagem diferente do ensino tradicional, proporcionado novas perspectivas no contexto educacional, possibilitando ao professor um aproveitamento melhor na mediação de conteúdos na sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2197_TB291_18042024181754.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CARNEIRO DE SOUZA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO SOUZA"
    "autor_email" => "francisco.souza.junior@cameta.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A utilização de recursos didáticos, como maquetes, visa auxiliar o professor em sala de aula, facilitando, incentivando e possibilitando uma melhor interpretação do conteúdo a ser trabalhado, dando a possibilidade de um entendimento mais eficaz de forma atrativa, criativa e lúdica. Este relato teve como objetivo o uso de maquete, enquanto ferramenta para tornar efetivo o ensino de Ciências, focado no desenvolvimento de temáticas referentes à Astronomia. Desenvolvido em uma escola da rede pública do município de Cametá – PA, EMEF São João Batista, por bolsistas PIBID, da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins, com alunos do 8° ano, dividida em dois momentos: aula teórica, expositiva-dialogada e construção e socialização das maquetes. Os resultados obtidos com a construção e socialização das maquetes foram produtivos, os alunos sentiram-se interessados na atividade lúdica e ficaram engajados durante o processo, esses fatos mostram que o uso desse recurso didático pode contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico. No cenário atual educacional, buscar estratégias metodológicas é essencial para tornar o ensino efetivo, saindo de aulas monótonas e cansativas, tanto para o professor, como para o aluno, para vivenciar uma abordagem construtivista, que é essencial na área de Ciências da Natureza. Trabalhos como este são importantes no processo de ensino-aprendizagem, pelo fato de ser uma abordagem diferente do ensino tradicional, proporcionado novas perspectivas no contexto educacional, possibilitando ao professor um aproveitamento melhor na mediação de conteúdos na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.