A realização de estágios obrigatórios nos cursos de formação docente muitas vezes é insuficiente para a aquisição das habilidades necessária para lecionar, o que compromete o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, surge o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência que permite que os licenciandos tenham contato com o ambiente escolar ainda na primeira metade do curso. Tendo em vista os impactos que a participação neste programa pode proporcionar, este trabalho tem o objetivo de apresentar um relato da experiência interdisciplinar vivenciada em uma Escola Municipal, situada no Vale do Jiquiriçá- Ba, com o objetivo de evidenciar a importância do PIBID na formação de professores de Geografia e Ciências/Biologia, bem como mencionar as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes. Trata-se de um estudo qualitativo que visa descrever as vivências das bolsistas na escola campo e foi realizado através da revisão bibliográfica e por meio das experiências vivenciadas. No período de participação no programa, identificamos problemas que dificultam o desenvolvimento de atividades dinâmicas pedagógicas, por exemplo. Ademais, confrontamos a realidade com as concepções que criamos e realizamos várias reflexões acerca do espaço escolar. Desse modo, percebemos que a atuação na escola básica contribui para o preparo à docência, potencializa a dialogicidade com os alunos e proporciona uma reflexão crítica sobre a docência e os desafios que são encontrados por um professor de escola pública. Portanto, este programa é um importante recurso para a preparação de licenciados e, consequentemente, para melhorar a qualidade de ensino no país.