O objetivo deste relato é compartilhar a experiência no Programa Residência pedagógica, CAPES/UFBA, mediado pelo teatro com a contação de histórias, enriquecendo assim, a formação docente. O processo tem início em março de 2023, na Escola Municipal de Nova Esperança Professor Arx Tourinho, no Ensino Fundamental I, 2º ano B e o 5º ano A. Sendo que o programa tem uma estrutura pedagógica para a formação dos residentes com participações em reuniões ampliadas, seminários, pesquisas e diversas atualizações necessárias que contribuem com o licenciando. Em síntese, nessa vivência em sala de aula, com as metodologias de ensino de Teatro, o contato com a natureza, os bonecos, brincadeiras, canções das infâncias, as rodas de conversas negrorreferenciadas e indígenas, aprendemos e compartilhamos o saber na teoria e na prática. Destaco as principais bases teóricas visitadas neste período: Gandhy Piorski (2016), Claudia Regina (2021), Augusto Boal (1982), Bertolt Brecht (2022), Mateus Junior Fazzione e Diego de Medeiros Pereira (2021), Karin Dormien Mellone (2008), Viola Spolin (2015), Maria Eugênia Millet; Paulo Dourado (1998), Paulo Freire (1987), Carolina Maria de Jesus (2014), Ailton Krenak (2017). Observamos aqui, a importância da visita ao passado através das memórias, e da escuta para com os estudantes. As mediações em sala de aula demonstram ao final do período um significativo fazer autônomo e criativo dos estudantes.