O trabalho aborda a termoquímica como um ramo crucial da química, destacando sua relevância na compreensão das reações químicas e suas aplicações práticas na vida cotidiana. A complexidade dos conceitos termoquímicos pode representar um desafio para os estudantes, e a abordagem de Freire enfatiza a contextualização, participação ativa do público alvo e integração entre teoria e prática como elementos essenciais para facilitar o aprendizado. As metodologias ativas, que colocam o discente como protagonista do processo de aprendizagem, são fundamentais para promover uma compreensão mais significativa dos conceitos termoquímicos. Os resultados indicaram que os discentes realizaram a atividade pela sua originalidade e pelo aprendizado prático que proporcionaram. Eles reconheceram os desafios enfrentados na construção dos motores e destacaram as lições aprendidas durante o processo. Além disso, os discentes demonstraram diversos níveis de compreensão do funcionamento dos motores em relação à termoquímica, evidenciando a importância da integração entre teoria e prática. Em resumo, a atividade prática de construção de motores termoquímicos caseiros representou uma oportunidade valiosa para os estudantes aplicarem seus conhecimentos teóricos, desenvolverem habilidades práticas e aprofundarem sua compreensão dos princípios termoquímicos, reforçando a importância da integração entre teoria e prática no processo de aprendizagem.