A cartografia está presente em nossas vidas, cabendo ao professor de Geografia ensinar este conhecimento, permitindo que o aluno consiga aplicar a prática no dia-a-dia. Após uma dinâmica em sala, notamos que os alunos possuem dificuldades em se localizar de acordo com a referência. Diante disso, pensou-se em contribuir para esse entendimento com a produção de uma cartografia social sobre os espaços de vivência dos alunos, abordando seus quintais. O projeto foi desenvolvido em três momentos, sendo o primeiro a escrita de um texto descritivo sobre seus quintais, abordando lembranças e memórias, além de descrever todos os objetos que há dentro; o segundo se deu pela produção dos croquis em sala com os alunos inserindo todas as informações descritas no texto; o terceiro momento foi uma socialização dos bolsistas com os alunos, pontuando e tecendo considerações a respeito. Encontramos neste trabalho uma certa dificuldade dos alunos em representar o seu espaço, mas também observamos a dedicação em participar do projeto. Analisamos a aplicação em sala com um resultado positivo no geral, uma vez que extraímos dos alunos o que queríamos e até um pouco mais. Contribuirmos para o processo de ensino e aprendizagem não só em se localizar no espaço e a representa-lo, como também em descrevê-lo e observá-lo no seu cotidiano. Ao final deste projeto, seus resultados apontam para uma atenção maior que professores de Geografia devem ter ao ensinar sobre cartografia, localização e representação dos espaços. Dado a importância que o tema trabalhado possui no dia-a-dia dos alunos.