CARTOGRAFANDO QUINTAIS: MEMORIA E HISTÓRIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107462 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 693 "inscrito_id" => 3443 "titulo" => "CARTOGRAFANDO QUINTAIS: MEMORIA E HISTÓRIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA." "resumo" => "A cartografia está presente em nossas vidas, cabendo ao professor de Geografia ensinar este conhecimento, permitindo que o aluno consiga aplicar a prática no dia-a-dia. Após uma dinâmica em sala, notamos que os alunos possuem dificuldades em se localizar de acordo com a referência. Diante disso, pensou-se em contribuir para esse entendimento com a produção de uma cartografia social sobre os espaços de vivência dos alunos, abordando seus quintais. O projeto foi desenvolvido em três momentos, sendo o primeiro a escrita de um texto descritivo sobre seus quintais, abordando lembranças e memórias, além de descrever todos os objetos que há dentro; o segundo se deu pela produção dos croquis em sala com os alunos inserindo todas as informações descritas no texto; o terceiro momento foi uma socialização dos bolsistas com os alunos, pontuando e tecendo considerações a respeito. Encontramos neste trabalho uma certa dificuldade dos alunos em representar o seu espaço, mas também observamos a dedicação em participar do projeto. Analisamos a aplicação em sala com um resultado positivo no geral, uma vez que extraímos dos alunos o que queríamos e até um pouco mais. Contribuirmos para o processo de ensino e aprendizagem não só em se localizar no espaço e a representa-lo, como também em descrevê-lo e observá-lo no seu cotidiano. Ao final deste projeto, seus resultados apontam para uma atenção maior que professores de Geografia devem ter ao ensinar sobre cartografia, localização e representação dos espaços. Dado a importância que o tema trabalhado possui no dia-a-dia dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3443_TB693_24042024175201.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS RAIOL DOS REIS" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheusmuller239@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107462 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 693 "inscrito_id" => 3443 "titulo" => "CARTOGRAFANDO QUINTAIS: MEMORIA E HISTÓRIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA." "resumo" => "A cartografia está presente em nossas vidas, cabendo ao professor de Geografia ensinar este conhecimento, permitindo que o aluno consiga aplicar a prática no dia-a-dia. Após uma dinâmica em sala, notamos que os alunos possuem dificuldades em se localizar de acordo com a referência. Diante disso, pensou-se em contribuir para esse entendimento com a produção de uma cartografia social sobre os espaços de vivência dos alunos, abordando seus quintais. O projeto foi desenvolvido em três momentos, sendo o primeiro a escrita de um texto descritivo sobre seus quintais, abordando lembranças e memórias, além de descrever todos os objetos que há dentro; o segundo se deu pela produção dos croquis em sala com os alunos inserindo todas as informações descritas no texto; o terceiro momento foi uma socialização dos bolsistas com os alunos, pontuando e tecendo considerações a respeito. Encontramos neste trabalho uma certa dificuldade dos alunos em representar o seu espaço, mas também observamos a dedicação em participar do projeto. Analisamos a aplicação em sala com um resultado positivo no geral, uma vez que extraímos dos alunos o que queríamos e até um pouco mais. Contribuirmos para o processo de ensino e aprendizagem não só em se localizar no espaço e a representa-lo, como também em descrevê-lo e observá-lo no seu cotidiano. Ao final deste projeto, seus resultados apontam para uma atenção maior que professores de Geografia devem ter ao ensinar sobre cartografia, localização e representação dos espaços. Dado a importância que o tema trabalhado possui no dia-a-dia dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3443_TB693_24042024175201.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS RAIOL DOS REIS" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "matheusmuller239@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }