O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. A RP mostra-se de fundamental importância promovendo a aproximação do licenciando a realidade de sua área de formação. Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência de uma acadêmica de Ciências Biológicas Licenciatura durante a participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP) vivenciado em duas escolas na rede municipal de Caxias-MA. O subprojeto Biologia e Ciências da PRP envolveram acadêmicos de dois cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sendo eles, Ciências Biológicas e Ciências Naturais. O grupo de 18 residentes e três preceptores foi dividido em três equipes, desenvolvendo suas atividades em três escolas-campo. As equipes realizaram reuniões de avaliação e planejamento que ocorreram sistematicamente durante todas as etapas. Os residentes participaram de reuniões semanais e/ou quinzenais na Universidade para estudos, orientações e avaliações. As atividades dos residentes nas escolas-campo ocorreram em etapas articuladas e prevendo gradativa inserção, imersão e autonomia, como: reconhecimento e familiarização com o contexto escolar; vivências nos diversos espaços e atividades da escola-campo; observações e interações, compreensão dos processos pedagógicos e de gestão e estudo dos documentos, como o Projeto Político-Pedagógico; reconhecimento da estrutura e composição curricular, dos planos de ensino e dos processos de condução, mediação pedagógica em sala de aula e organização de proposta docente e regência. Esse relato de experiência pôde contribuir para demonstrar a relevância do PRP no processo de formação inicial de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas.