A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIA NO ENSINO CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107519 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 809 "inscrito_id" => 2289 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIA NO ENSINO CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. A RP mostra-se de fundamental importância promovendo a aproximação do licenciando a realidade de sua área de formação. Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência de uma acadêmica de Ciências Biológicas Licenciatura durante a participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP) vivenciado em duas escolas na rede municipal de Caxias-MA. O subprojeto Biologia e Ciências da PRP envolveram acadêmicos de dois cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sendo eles, Ciências Biológicas e Ciências Naturais. O grupo de 18 residentes e três preceptores foi dividido em três equipes, desenvolvendo suas atividades em três escolas-campo. As equipes realizaram reuniões de avaliação e planejamento que ocorreram sistematicamente durante todas as etapas. Os residentes participaram de reuniões semanais e/ou quinzenais na Universidade para estudos, orientações e avaliações. As atividades dos residentes nas escolas-campo ocorreram em etapas articuladas e prevendo gradativa inserção, imersão e autonomia, como: reconhecimento e familiarização com o contexto escolar; vivências nos diversos espaços e atividades da escola-campo; observações e interações, compreensão dos processos pedagógicos e de gestão e estudo dos documentos, como o Projeto Político-Pedagógico; reconhecimento da estrutura e composição curricular, dos planos de ensino e dos processos de condução, mediação pedagógica em sala de aula e organização de proposta docente e regência. Esse relato de experiência pôde contribuir para demonstrar a relevância do PRP no processo de formação inicial de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2289_TB809_25042024224234.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA ANDRESSA SOUZA COSTA" "autor_nome_curto" => "Júlia Andressa" "autor_email" => "juliaandressa03@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107519 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 809 "inscrito_id" => 2289 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIA NO ENSINO CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. A RP mostra-se de fundamental importância promovendo a aproximação do licenciando a realidade de sua área de formação. Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência de uma acadêmica de Ciências Biológicas Licenciatura durante a participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP) vivenciado em duas escolas na rede municipal de Caxias-MA. O subprojeto Biologia e Ciências da PRP envolveram acadêmicos de dois cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sendo eles, Ciências Biológicas e Ciências Naturais. O grupo de 18 residentes e três preceptores foi dividido em três equipes, desenvolvendo suas atividades em três escolas-campo. As equipes realizaram reuniões de avaliação e planejamento que ocorreram sistematicamente durante todas as etapas. Os residentes participaram de reuniões semanais e/ou quinzenais na Universidade para estudos, orientações e avaliações. As atividades dos residentes nas escolas-campo ocorreram em etapas articuladas e prevendo gradativa inserção, imersão e autonomia, como: reconhecimento e familiarização com o contexto escolar; vivências nos diversos espaços e atividades da escola-campo; observações e interações, compreensão dos processos pedagógicos e de gestão e estudo dos documentos, como o Projeto Político-Pedagógico; reconhecimento da estrutura e composição curricular, dos planos de ensino e dos processos de condução, mediação pedagógica em sala de aula e organização de proposta docente e regência. Esse relato de experiência pôde contribuir para demonstrar a relevância do PRP no processo de formação inicial de acadêmicos de licenciatura em Ciências Biológicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID2289_TB809_25042024224234.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA ANDRESSA SOUZA COSTA" "autor_nome_curto" => "Júlia Andressa" "autor_email" => "juliaandressa03@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }