No fascinante universo da biologia, explorando suas diversas aplicações para a compreensão da vida e do mundo, surgem inúmeras oportunidades para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo destaca a importância dos debates em sala de aula como ferramenta essencial na contextualização de temas atuais e controversos. O foco central do texto reside na necessidade de compreender o domínio dos estudantes sobre questões complexas. Através do PIBID, foi organizado um debate na Escola Estadual Professor Theonilo Gama, em Maceió, Alagoas, com alunos do 3º ano do ensino médio, sobre a legalização da maconha, como parte da disciplina eletiva Saúde em Foco. Os alunos da turma foram divididos em dois grupos, um a favor e outro contra a legalização, para discutir o tema. As perguntas norteadoras da discussão foram estruturadas e disponibilizadas para a condução do debate argumentativo e delineado em uma logicidade de conhecimentos sobre os aspectos sociais, culturais e científicos. Os dados evidenciaram que o debate em sala de aula foi uma ferramenta eficaz em promover uma perspectiva enriquecedora de interação entre alunos, com respeitabilidade, troca de experiências e dinamismo. Além disso, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades críticas e de comunicação, essenciais na sociedade contemporânea.