A anatomia é a ciência que investiga a estrutura do corpo humano, identificando e descrevendo suas partes para compreender seu funcionamento. Seu ensino é de grande importância visto que a compreensão do funcionamento do corpo influencia, dentre outras coisas, em vários aspectos da vida cotidiana. O presente trabalho apresenta o relato de uma atividade de extensão desenvolvida dentro do Programa Residência Pedagógica utilizando a aula prática como ferramenta estratégica de ensino. A atividade foi realizada com 113 alunos do terceiro ano do Ensino Médio e desenvolvida na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Caxias. Os alunos demonstraram curiosidade e interesse durante a aplicação das aulas, mostrando-se muito participativos e envolvidos. A chance de interagir com modelos anatômicos permitiu uma experiência de aprendizado mais imersiva e concreta do que aquelas proporcionadas pelas aulas convencionais centradas apenas em livros didáticos. O progresso das atividades no laboratório também representou uma excelente chance de integrar os alunos do ensino médio ao contexto universitário, oferecendo-lhes uma vivência valiosa e enriquecedora. Após a análise realizada, fica evidente que a oportunidade de investigar a anatomia por meio da Residência Pedagógica e das atividades práticas no laboratório teve um impacto significativo nos estudantes do ensino médio.